Novo passeio em Bento Gonçalves

0
Passeio L'Essenza del Vino. Foto: Alesi Ditali

Por Larissa Coldibeli*

A Serra Gaúcha ganhou uma nova opção de passeio que une a famosa Maria Fumaça de Bento Gonçalves e o vinho, principal produto turístico da região. O passeio L’Essenza del Vino, operado pelo Grupo Giordani Turismo, fez sua estreia no dia 20 de janeiro. Além das belas paisagens e do charme histórico da Maria Fumaça, a viagem inclui degustação e harmonização de vinhos comandadas por um sommelier.

Edições mensais estão programadas para o primeiro semestre e cada passeio terá um tema: a estreia foi “Da uva ao vinho”, conduzida pelo sommelier Vinícius Santiago, que trouxe informações desde como abrir uma garrafa até como servir e apreciar a bebida pela visão, olfato e paladar. Além de vinhos finos, foram servidos suco de uva e espumante harmonizados com queijo.

Os próximos temas serão espumantes, em fevereiro, em comemoração ao Carnaval, e harmonização de vinhos com chocolate, em março, em referência à Páscoa. O tour acontece a bordo do vagão 219, que preserva sua característica original, todo em madeira, e com decoração temática. São 40 vagas. A viagem ainda é embalada por música ao vivo. O trajeto dura uma hora e meia, passando por Carlos Barbosa, Garibaldi e Bento Gonçalves.

O L’Essenza del Vino é resultado de uma identificação de demanda turística na região, segundo Susana Tercila Giordani, diretora da Giordani Turismo. “Percebemos que existia essa carência de mais produtos turísticos e informativos, o que nos deu a ideia de fazer esse passeio leve, mas com um toque mais sofisticado e personalizado. É uma atração que representa muito em termos de inovação e que traz a essência cultural da região aliada a um produto turístico tradicional”,diz.

A executiva comemora os bons resultados alcançados em 2017, com o transporte de 340 mil turistas na Maria Fumaça e 335 mil visitantes no Parque Temático Epopeia Italiana, que conta a história da imigração na região a partir da história do casal fundador da Giordani Turismo. O parque foi totalmente reformado no ano passado, quando ganhou mais recursos tecnológicos e inaugurou nove cenários nos seus dois mil metros quadrados de área. “Estamos sempre trazendo novidades para o turismo da região. Com isso, esperamos crescer entre 3% e 5% em 2018”, afirma Susana.

Vindima tem atrações exclusivas
De 18 de janeiro a 18 de março, a região celebra a Estação Vindima, época de colheita das uvas. Durante a cerimônia de abertura na vinícola Salton, o prefeito em exercício Aido José Bertuol comemorou os números do turismo em Bento Gonçalves: foram 1,3 milhão de turistas em 2017.

No período da vindima, o turista pode fazer programas que não acontecem em outras épocas do ano, como participar da colheita e da pisa do fruto, aprendendo sobre o processo de fabricação do vinho. O roteiro Fascínios da Vindima, pela Rota do Rio das Antas, proporciona essas experiências e visita três vinícolas de diferentes portes.

Na vinícola Cainelli, que abre o tour, o visitante conhece uma típica vinícola familiar, com direito a museu na casa que data de 1929 e recria ambientes com objetos da época. O passeio segue pelas parreiras, com uvas latadas (cultivadas na horizontal) e espaldeira (na vertical), onde é feita a colheita e é realizado o merendim, típico lanche italiano com pão, salame, copa, queijo, polenta, torta tirolesa e, claro, suco de uva e vinho – tudo ao som de música italiana entoada por descendentes de colonos. Não esqueça o repelente, pois estamos invadindo o habitat dos mosquitos nos parreirais.

De volta à casa da família a bordo de um tratorzinho tuc tuc, é hora da esperada pisa das uvas! O método era usado antigamente para esmagar a fruta, pois, com os pés, as sementes são mantidas inteiras e não amargam a bebida. Hoje em dia são usadas prensas pneumáticas, como é possível ver na vinícola seguinte do roteiro, a Salton.

Com produção anual de 25 milhões de litros por ano, a estrutura da Salton impressiona. É possível ver a linha de envase com capacidade para 12 mil garrafas por hora, os tanques com capacidade de mil a 500 mil litros e as belas cavas onde ficam os barris de envelhecimento das bebidas, com luz baixa e temperatura constante de 14ºC para manter a qualidade do vinho. Ainda no subsolo, num ambiente de glamour e exclusividade, é oferecida uma degustação de espumantes e vinhos harmonizados com queijos e chocolates.

O passeio encera com um delicioso almoço harmonizado na Vinícola Cristofoli, empresa familiar de médio porte que tem a maior parte de sua produção voltada para vinhos de mesa – são 120 mil litros de vinho doce e 12 mil litros de vinhos finos por ano. Em todas as vinícolas, é possível fazer compras para levar bebidas para casa.

Vinho o ano inteiro
Na vindima ou em outra época do ano, também é possível visitar outras das 80 vinícolas da região. A vinícola Miolo, no Vale dos Vinhedos, também oferece pisa das uvas e merendim na época da vindima, e degustação e visita à fábrica o ano inteiro. O local abriga um agradável wine garden, ideal para piqueniques (com alimentos e bebidas adquiridos no local).

Em frente à Miolo, está o refinado Spa do Vinho, hotel e spa filiado à rede Marriot com a bandeira Autograph Collection. O vinho é que dá o tom ao empreendimento, com menus harmonizados no restaurante de acordo com a bebida escolhida pelo cliente. É aberto para não hóspedes, que podem também desfrutar de uma exclusiva degustação ao pôr do sol com uma esplêndida vista para o vale.

Para quem busca um ambiente mais descontraído, o Cobo Wine Bar, no coração de Bento, não deixa a desejar. A carta de vinhos é variada, com cerca de 80 rótulos para todos os bolsos e gostos, assim como o cardápio, com opções de petiscos, lanches e pratos gourmet, como o delicioso cordeiro com purê de mandioquinha.

Atrações para toda a família
A região de Bento Gonçalves possui atrações para toda a família, inclusive para quem não é fã de vinhos. Nos Caminhos de Pedra, roteiro mais antigo da região, é possível se encantar com a história e a arquitetura dos colonizadores que chegaram em 1875. São mais de 20 estabelecimentos construídos em pedra distribuídos ao longo de 12 quilômetros.

As crianças se divertem na Casa da Ovelha, que dá a possibilidade de amamentar os filhotes com mamadeiras. Outras atrações são a Cantina Strapazzon, a casa mais conservada da região e, por isso mesmo, famosa locação de filmes e programas de TV; a Casa da Erva Mate e o restaurante Casa Ângelo, que serve uma incrível sequência de carnes, massas e risotos à vontade. Com sistema similar de pratos e coma à vontade, outras boas opções são a Casa DiPaolo e Giordani Gastronomia Cultural.

Todos os roteiros e passeios mencionados são operados pela Giordani Turismo e podem ser reservados no site.

*A jornalista viajou a convite da Giordani Turismo.

Onde ficar:
Hotel Vinocap: www.vinocap.com.br
Spa do Vinho: www.spadovinho.com.br

O que visitar:
L’essenza Del Vino: www.giordaniturismo.com.br/passeios/l-essenza-del-vino-na-maria-fumaca
Parque da Epopeia Italiana: Rua Visc. de São Gabriel, 507 – Cidade Alta, Bento Gonçalves. Telefone: (54) 3455-2788 Site: www.giordaniturismo.com.br/epopeiaitaliana
Vinícola Cainelli: RS-470 – Km 202,6 – Bento Gonçalves. Telefone: (54) 3458-1441 Site: www.vinicolacainelli.com.br
Vinícola Salton: Rua Mário Salton, 300 – Distrito de Tuiuty, Bento Gonçalves. Telefone: (54) 2105-1000 Site: www.salton.com.br
Vinícola Cristofoli: Estrada RS- 431, Km 6, Bento Gonçalves. Telefone: (54) 3439-1190 Site: https://vinhoscristofoli.com.br
Vinícola Miolo: RS-444, 21 – Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves. Telefone: (54) 2102-1500 Site: www.miolo.com.br
Cantina Strapazzon: Linha Palmeiro, s/n – Distrito de São Pedro, Bento Gonçalves. Telefone: (54) 3455-6321
Casa da Ovelha: Rodovia Linha Palmeiro, 400 – Bento Gonçalves. Telefone: (54) 3455-6320 Site: www.casadaovelha.com.br

Onde comer:
Cobo Wine Bar: Rua. Herny Hugo Dreher, 204 – Planalto, Bento Gonçalves. Telefone: (54) 3701-2333
Restaurante Casa Ângelo: Estrada para São Pedro, 26 – Caminhos de Pedra, Bento Gonçalves. Telefone: (54) 3455-0175
Restaurante Casa DiPaolo: Rodovia BR-470, Km 217, Bento Gonçalves. Telefone: (54) 3453-1099 Site: www.casadipaolo.com.br
Giordani Gastronomia Cultural: Via Trento, 3671, Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves. Telefone: (54) 3453 6884 Site: www.giordanigastronomia.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here