Novo perfil de mercado da Embratur apresenta tendências e oportunidades ao trade

0

O novo perfil de mercado da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) já está disponível no portal Visit Brasil. As informações compiladas nos documentos tiveram como base os dados mais recentes de 18 países, considerados prioritários para o turismo no Brasil, gerados pelos representantes dos EBTs (Escritórios Brasileiros de Turismo), estudo da Demanda Turística do Ministério do Turismo e da Coordenação de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo do Instituto.

O material mostra, por exemplo, que o Brasil está em primeiro lugar na lista dos países da América Latina que turistas europeus mais visitam. Fazem parte: Itália, França e Alemanha. O novo perfil aponta, ainda, que a Espanha possui percentual acima da média europeia nas compras de viagens on-line, representando 64% dos produtos consumidos off-line.

O novo perfil apresenta também que alguns países da América do Sul, como Venezuela e Peru, houve, entre 2015 e 2016, crescimento de 15% no fluxo de turistas ao Brasil. Já no Paraguai, 80% das passagens aéreas são compradas por agências de viagem. O perfil do turista japonês, que visita o Brasil, é composto majoritariamente por aposentados que possuem tempo para viajar em qualquer período do ano, não se limitando ao tempo ou à sazonalidade do mercado. Os segmentos de cultura e ecoturismo e aventura são os de maior interesse do público nipônico.

Outro destaque é para o mercado norte-americano. A pesquisa do EBT mostrou que cresce uma tendência no país que é conhecida por “bleisure”, quando os turistas estendem suas viagens de Negócios para Lazer. No Chile, 90% dos turistas viajam ao Brasil por motivos pessoais (férias, visitas à família e amigos), enquanto 10% viaja a negócios. A média de gastos por dia do chileno no Brasil é superior a dos demais países da América do Sul.

Para o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, “o objetivo principal é munir o todo o trade turístico brasileiro com informações que facilitem a definição de estratégias na hora de fazer planejamentos que visam a aumentar a atração de turistas internacionais”.

De acordo com o coordenador geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica, Alisson Andrade, “as informações apresentadas são fundamentais para que aproveitemos o potencial do Brasil, País que tem os patrimônios naturais e a biodiversidade mais ricos do planeta. O objetivo é subsidiar as estratégias de promoção dos destinos brasileiros, assim como auxiliar os empresários a fecharem negócios no exterior. Além disso, os dados podem ser extremamente relevantes para gestores turísticos governamentais”, destacou.

O novo perfil de mercado da Embratur mostra quais são os destinos mais visitados a Lazer e a Negócios no Brasil; malha aérea; gastos diários dos turistas; permanência média; quais os segmentos turísticos preferidos; principais concorrentes do País. Além disso, tendências e oportunidades para comercialização do destino Brasil nos mercados estão entre os itens abordados no documento.

O conteúdo completo pode ser acessado aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here