O perfil do turista que visita São Paulo

Por: Antonio Euryco

O que motiva a vinda dos visitantes para a cidade ? A SP Turis revelou o resultado de uma grande pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo mostrando que os negócios e eventos motivam 70,9% dentro do “Perfil dos Hóspedes em Meios de Hospedagem Paulistanos”. Os negócios e os eventos continuam sendo os interesses apontados pelos entrevistados para visitar São Paulo

 

O levantamento foi realizado em 44 hoteis e 17 hostels (8.778 unidades habitacionais – UHs) da capital. O maior nmero de check ins geralmente ocorre na segunda-feira (20,2%) e o de check outs na sexta-feira (22,1%), com exceção dos residentes na cidade, que geralmente utilisam os serviços da hotelaria de quinta a domingo.

 

Os turistas brasileiros são (82,4%), com uma média de 2,4 pernoites e gastos no período em torno de R$ 1.242. Quanto aos estrangeiros, seus gastos são de R$ 1.735 e 3,7 são os pernoites. Do Brasil, a cidade recebe hóspedes dos estados de SP, RJ, PR, MG, entre outros. No ranking geral, os principais países emissores internacionais continuam sendo os Estados Unidos e a Argentina, seguidos por França, Alemanha e Chile

 

Depois dos negócios e eventos, o lazer (14,3%) é o outro motivo de visitas a São Paulo, com um pequeno aumento em relação ao ano passado (no primeiro semestre de 2011 foi em torno de 12,5%). Os turistas que decidem permanecer mais tempo expressam na vida noturna e nas compras (44,8%) as razões principais, enquanto entretenimento e gastronomia motivam em 30,9%.

 

No primeiro semestre a capital paulista teve uma ligeira redução nas taxas de ocupação , fechando em 65,7%. Porém, os gastos de viagem dos turistas obtidos no primeiro semestre de 2012 são maiores que os de 2011: as despesas no período de viagem foram de R$ 1.354,46, correspondendo a uma média diária de R$ 501,65.  Na mesma época do ano passado, o gasto foi de R$ 1.263, com a diária média em torno de R$ 405,06.

 

Os residentes  paulistanos que utilizam os estabelecimentos nos finais de semana também foram pesquisados. Esse público aponta o lazer/ entretenimento como motivação predominante (39,7%) e a vida noturna como a atividade mais realizada durante a estada.

 

A pesquisa completa está no site www.observatoriodoturismo.com.br.

 

AE

Deixe uma resposta