Às vésperas de completar 84 anos, Mario Beni é o personagem principal do novo episódio do O Que Vivi no Turismo, a websérie produzida pelo Brasilturis Jornal, narrando sua jornada na área acadêmica, no setor público e na vida política.

Na década de 1970, Mario Beni já era engenheiro civil formado pela Universidade Mackenzie, advogado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre pela Escola de Sociologia e Política da Universidade de São Paulo (USP).

Ao ser contemplado com uma bolsa de estudos, foi cursar Planejamento Regional e Desenvolvimento Sustentável na Universidade de Tóquio.

“O Japão havia sediado a Expo 70 e no curso havia uma disciplina direcionada ao Turismo”

De volta ao Brasil, participa da criação da Faculdade de Turismo Anhembi – atual Universidade Anhembi-Morumbi, a primeira da América do Sul; elabora o plano de implantação do Curso de Turismo na USP; cria os cursos de Mestrado e Doutorado em Turismo e torna-se o primeiro docente a ser autorizado pelo Ministério de Educação e Cultura a lecionar Planejamento e Organização do Turismo no País.

Foi presidente da Paulistur (hoje São Paulo Turismo AS); é membro do Comitê de Ética da Organização Mundial do Turismo (OMT); do Conselho Nacional de Turismo (CNT); e da Associação Mundial de Formação Profissional em Hotelaria e Turismo (AMFORTH), que lhe conferiu, em 2004, o Tourism Award, em Antalya, na Turquia.

Mario Beni é professor titular aposentado da ECA/USP e autor de vários livros, entre eles “Análise Estrutural do Turismo”, adotado em todos os cursos superiores de turismo do País. Atualmente mantém seu programa semanal no YouTube.

Conhece a história de Mario Beni: