Observatório de Minas Gerais divulga pesquisa

Por: Camila Oliveira

 

Em sua 2ª edição, o Boletim Rota Lund destaca os resultados de uma pesquisa de mercado em 2013 que teve como objetivo avaliar a demanda turística potencial para a região, que abrange os municípios de Cordisburgo, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo e Sete Lagoas. A pesquisa realizada entre o final de agosto e o início de setembro de 2013, no aeroporto de Confins, identificou o perfil dos pesquisados, além de hábitos, percepções e motivações de viagem. Isso dá continuidade a série histórica iniciada em 2010 pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e a Setur-MG

A maior parte dos visitantes era do sexo masculino, cerca de 66% e 34% mulheres. A maioria dos entrevistados era oriundo de São Paulo (21%), Rio de Janeiro (10%) e Brasília (8%). A média de idade foi de 39 anos, e o nível de escolaridade predominante foi o ensino superior, com 48%. Uma média de 96% dos entrevistados disseram que pretendem voltar a Minas nos próximos dois anos, e destes, 37% indicaram o lazer como maior motivação de retorno.

Em 2013, as respostas sobre as experiências que motivariam uma estadia no Circuito das Grutas foram mais diversas que em 2010, quando mais da metade dos respondentes disse que a principal experiência motivadora era uma visita a uma das maravilhas naturais do Brasil (54%). Em 2013 essa experiência teve apenas 32% das respostas, seguida de “saberes e fazeres da cultura mineira” com 27% das repostas, “cultura do sertão contada por Guimarães Rosa” (27%) e “conjunto único de monumentos naturais, arte rupestre e achados arqueológicos” (26%).

CO

Deixe uma resposta