Olinda terá 11 polos de animação no Carnaval 2013

0

Por: Carolina Maia

Olinda vai fazer do Carnaval 2013 uma grande festa com 11 pólos de animação, 190 atrações e 254 horas de shows. O compromisso da cidade é com a alegria e a cultura, exaltando as expressões artísticas de todo o Estado na cenografia e contemplando uma programação autenticamente local.

Antes do carnaval, as prévias movimentam o Sítio Histórico com blocos de frevo e maracatus. Destaque para a Corrida de Bonecos Gigantes e de Mascotes dos times de futebol neste sábado, dia 2. A concentração acontece às 8 horas no Mercado da Ribeira com chegada ao Palácio dos Governadores. No domingo, a grande atração é As Virgens do Bairro Novo, no Carmo, a partir do meio dia.

Ainda na semana pré-carnavalesca, a Noite Para os Tambores Silenciosos acontece a partir das 20h nos Quatro Cantos de Olinda. Música, religiosidade e tradições afro se unem em um espetáculo ancestral com cortejo de maracatus de baque virado até o Largo do Rosário dos Homens Pretos, no Bonsucesso. Serão oito maracatus participando com convidados. O Maracatu Nação Leão Coroado, que este ano comemora 150 anos, dá um brilho especial para a noite.

Segunda-feira pela manhã, a diversão é das famílias com crianças. O Eu Acho é Pouquinho se concentra às 8h30 na Praça Laura Nigro, na Ribeira, e às 9h é a vez do Patusquinho na Rua do Amparo. Também na segunda-feira pela manhã, acontece a Apoteose dos Bonecos Gigantes. A concentração é às 9 horas com saída às 10 horas do Alto da Sé ao Palácio dos Governadores. O desfile conta com a participação de 50 bonecos gigantes que representam personalidades históricas e culturais do Brasil e do mundo como Alceu Valença, Ariano Suassuna, Capiba, Obama e Michael Jackson.

O Encontro de Maracatus de Baque Solto será realizado na Praça Ilumiara Zumbi, na Cidade Tabajara. A concentração é às 10 horas com 54 maracatus rurais de todo o Estado. Ainda na segunda-feira, à tarde, a Pitombeira dos Quatro Cantos se concentra na Praça 12 de Março, no Carmo, às 16h. Às 17 horas, o Clube Carnavalesco Marim dos Caetés sai do Largo do Guadalupe.

Na terça-feira, o Patusco sai da Rua do Amparo às 10 horas. Às 11 horas, há o desfile com cerca de cem tradicionais Bonecos Gigantes de Olinda, no Largo do Guadalupe. O dia segue movimentado com muita festa e alegria com Ceroula de Olinda, Pitombeira dos Quatro Cantos, Eu Acho é Pouco e Afoxé Oxum Pandá, entre outros. Destaque ainda para o desfile de Blocos Líricos do Largo do Amparo ao Sítio de Seu Reis, às 19 horas. O anfitrião é o bloco Flor da Lira de Olinda.

A Quarta-Feira de Cinzas tem início às 5 horas com o Munguzá de Zuza Miranda e Thaís, no Alto da Sé. O Patusquinho volta a se apresentar às 9 horas na Rua do Amparo numa despedida do Carnaval para as crianças. Às 13 horas, o Bacalhau do Batata faz a festa no Alto da Sé. Às 19h, no Varadouro, há o encontro de bois de Carnaval de diversas regiões do estado realizado por Dona Dá. No Largo do Guadalupe até Mercado Eufrásio Barbosa, os foliões podem acompanhar o encontro de Afoxés Ganga Zumba.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here