A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou nesta semana que os países suspendam ou flexibilizem suas restrições de viagem relacionadas ao covid-19 existentes. Em nova atualização em seu site, a entidade diz os entraves exacerbam o estresse econômico e social relacionado à pandemia.

A nova recomendação foi feita após reunião do Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional da OMS sobre a covid-19, nesta semana, e atualizada recentemente no seu site oficial.

O relatório diz que os países devem suspender as proibições e restrições porque o Comitê descobriu que “elas não agregam valor e continuam a contribuir para o estresse econômico e social experimentado” pelos cidadãos.

A nova recomendação da OMS chega em um momento oportuno, já que muitos países e setores estão adotando mais regras para conter o avanço da variante Ômicron, que já infectou milhares de pessoas no mundo.

No Brasil, o avanço da variante Ômicron fez com que a temporada de cruzeiros 2021/2022 fosse suspensa temporariamente até 4 de fevereiro.