OMT divulga nota oficial sobre novo coronavírus; veja

A declaração foi assinada por Zurab Pololikashvili, secretário geral da entidade turística internacional, que enfatizou a importância de priorizar a saúde pública neste momento

Zurab Pololikashvili, secretário geral da OMT

A Organização Mundial do Turismo (OMT) lançou, nesta terça-feira (17), uma nota oficial tratando da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A declaração, dada por Zurab Pololikashvili, secretário geral da entidade, fala da necessidade do cuidado com a saúde e as perspectivas para o setor turístico após o impacto causado pela doença.

De acordo com o executivo, o Turismo deve liderar a recuperação no futuro. “Nosso setor vai fornecer emprego às pessoas que precisarem dar a volta por cima. Além disso, a atividade também vai comandar o crescimento econômico que ajudará comunidades e países a se recuperarem. Mas, no momento, é preciso ter paciência e permanecer preparados”, afirmou.

O comunicado também cita a responsabilidade individual e necessidade de cuidar da saúde no momento. Bem como muitos países, a orientação da entidade também foi de fazer uso das regras básicas de higiene pessoal e, se possível, ficar em casa a maior parte do tempo.

Para os funcionários do órgão, com sede na Espanha, foi concedido o trabalho de casa até o final de março – no mínimo. Os eventos promovidos pela OMT até 30 de abril foram suspensos e serão remarcados.

“Este é um desafio compartilhado e todos devem fazer parte da solução. Quem viaja, seja para missões humanitárias vitais, negócios essenciais ou para manter as cadeias de suprimentos funcionando, tem o dever de cuidar de si e dos outros. Não pode haver desculpas nem exceções, pois as pessoas ao redor do mundo estão cumprindo suas responsabilidades. Se você viajar, mantenha-se seguro e siga as diretrizes simples, mas eficazes existentes”, concluiu Pololikashvili.