OMT indica crescimento entre 2% a 4% para 2013

Por: Camila Oliveira

A Organização Mundial do Turismo (OMT)  prevê que o turismo mundial continuará crescendo em 2013, porém com ritmo mais moderado, entre 2% a 4%, depois de alcançar em dezembro o recorde histórico de 1 bilhão de turistas internacionais. A indicação é apresentada pelo Barômetro da OMT que observa  o resultado como bastante positivo levando em conta a situação econômica mundial.

 

“É preciso manter cautela”, acrescenta o documento, diante do registro de alguns meses débeis durante 2012, tendência que poderá se repetir no ano que está começando. O secretário geral da organização, Taleb Rifai, salienta que os resultados até agora não foram seriamente afetados pela conjuntura economica do, com uma média de crescimento de 3,8% durante a década.

 

Por regiões, a Ásia-Pacifico tem se destacado, com 7%, seguido da África com 6% a mais, Américas com 4% e Europa 3%.  A queda maior foi no Oriente Médio, 0,1%.

 

O maior crescimento de turistas internacionais por países tem sido na China (17%), Estados Unidos (8%), Alemanha (7%), França (5%) e Reino Unido (4%), com base nos números oficiais do primeiro semestre do ano passado. Melhoraram os ingressos o Jaoão (48%), Suécia (26%),  Áftrica do Sul(26%), Coréia (26%), India (23%), Polônia (19)  e a Tailândia (17%),

 

Nas estimativas do transporte aéreo internacional, a Organização Mundial do Turismo aponta que o ano de 2012 deverá apontar 5% a mais, enquanto que o doméstico terá um leve declínio.


AE 

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui