Onix é aposta da Chevrolet entre os compactos

Por: Marcelo Alexandre

O Onix é a nova grande aposta da Chevrolet para o mercado brasileiro. O Onix é o quarto produto da plataforma Global de carros compactos da Chevrolet. Utilizam também essa plataforma o sedan Cobalt, a minivan Spin e o Sonic. O carro que chega para ser o produto de maior volume da marca tem estimativa de produzir 12 mil unidades por mês. Mas esse volume deve ser atingido após fevereiro de 2012, em função das paradas de final de ano e do período do carnaval. Concorrendo diretamente no segmento de carros compactos, que representa 43% de todos os carros comercializados no Brasil, o Onix tem a missão de bater de frente com o líder do mercado, o Volkswagen Gol. Disponível em duas opções de motorização, 1.0 e 1.4 litro, o mix inicial de vendas deve ser de 50% para cada uma delas. O modelo 1.0 traz duas versões de acabamento LS e LT. Já o modelo com motor 1.4 é oferecido em acabamento LT e LTZ.

Mais do que um carro compacto, o Onix inaugura uma nova forma da Chevrolet se comunicar com o cliente. Esse carro foi pensado e desenvolvido a partir de 3 pilares principais. Todos esses novos pontos, são baseados em pesquisas feitas com o potencial público alvo do modelo.

O primeiro pilar, e que difere muito dos concorrentes diretos, é a possibilidade de conectividade do carro. O Onix é o primeiro carro compacto a trazer um sistema multimedia bastante avançado, que rompe com os tradicionais conceitos. Pra começar, o CD Player foi excluído desse sistema. Ou seja, música agora Onix apenas digital. E para isso, o sistema multimedia batizado de My Link permite conexões tipo USB, entrada auxiliar P2 ou conexão Bluetooth. Na conexão Bluetooth, o sistema suporta o formato áudio estéreo ou viva-voz para o celular. Esse sistema My Link vai de encontro a uma nova realidade, onde a maioria das pessoas utilizam seu próprio Smartphone para transportar suas músicas. Mas que isso, o sistema My Link permite ainda a reprodução de filmes e fotos direto na tela, desde que armazenados no Pen-Drive. Porém, isso só pode ser feito com o carro parado. O My Link ainda vai além com a possibilidade da instalação de softwares adicionais que se conectam com o Smartphone (seja plataforma Android ou IOS da Apple), e utilizando a conexão de dados do smartphone através da conexão Bluetooth, pode oferecer serviços como navegação por GPS ou um aplicativo para a leitura de notícias. Fica a ressalva que esses softwares precisam ser adquiridos pelo cliente e seu funcionamento depende da disponibilidade de rede celular e pacote de dados no smartphone do cliente. O software de GPS, por exemplo, da BringGo custa certa de US$ 50 e precisa ser instalado no carro e no smartphone.

O segundo pilar que definiu o projeto do carro, foi a questão do conforto e usabilidade do carro. Tudo no projeto foi pensado de forma a dar o máximo de conveniência ao cliente. O interior por exemplo, foi desenhado visando a plena comodidade. Assim, a oferta de porta-objetos é bastante ampla. Na frente isso fica bastante evidente com porta objetos no painel, console central e porta-luvas com abertura diferenciada. Itens de conveniência como regulagem de altura do volante e ajuste de altura do banco do motorista. Na banco traseiro, a preocupação foi com o espaço. Para isso, foram eliminados os porta-objetos das porta, visando melhor espaço para as pernas. Outro ponto que merece atenção é o alongamento da coluna A, dentro do conceito de cabine avançada, buscando maximizar o espaço interno do carro.

O terceiro pilar é a possibilidade de personalização do carro. Observando uma tendência bastante forte no mercado de tecnologia, a Chevrolet entendeu que o Onix precisa atender as expectativas de seus clientes para torna-lo um carro único e muito pessoal. Nesse sentido, o Onix é o primeiro carro da marca a oferecer um nível de personalização que vai além de qualquer outro modelo da marca. De cara, o Onix já pode contar com 3 pacotes de personalização de fábrica, pré-concebidos. Mas se o cliente quiser ainda mais criativo, ele conta com 110 acessórios para personalizar o seu Onix. Segundo o MKT da Chevrolet, essa quantidade de acessórios é 3 vezes maior que a de qualquer outro modelo disponível no mercado brasileiro.

Mas além desses pilares principais, o Onix é um carro que mostra muitas evoluções em relação aos seus concorrentes diretos. Seus novos motores 1.0 e 1.4 litro foram totalmente otimizados, visando melhor conforto e maior economia de combustível. Ainda que a performance seja melhor, esse não foi o foco principal. Os novos motores ainda trazem um compromisso com a questão da baixa emissão de poluentes e a alta confiabilidade mecânica.

Outro ponto de preocupação foi a questão da reparabilidade do modelo. Motivo de grande preocupação de um proprietário de carro compacto (em função de seu orçamento limitado) o Onix é o carro com menor custo da categoria, segundo o CESVI. Ele atingiu índice 15, superando o Toyota Etios com 16, o VW Gol com 17 e o Renault Clio com 20. Isso representa também menor valor de seguro.

Outra grande sacada da Chevrolet foi na composição dos pacotes de equipamentos do novo carro. De forma resumida, o carro já sai quase completo desde a versão mais básica. As diferenças entre as versões ficam por conta dos opcionais sistema My Link e do ar-condicionado. Apenas na versão LTZ 1.4 é que são incluídos equipamentos como espelhos retrovisores elétricos, rodas de liga-leve de 15 polegadas, faróis de neblina e computador de bordo.

Por enquanto, o Onix esta disponível somente com o câmbio manual de 5 marchas. Mas no segundo trimestre de 2013, chegará a versão equipada com câmbio automático de seis marchas. A garantia do modelo é de 3 anos. O preço do Onix varia de R$ 29,9 mil na versão básica 1.0 litro LS, até R$ 41,9 mil na versão 1.4 LTZ. 

Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação

Curtir isso:

Deixe uma resposta