Operadora Claro é a campeã em reclamações no Brasil

Por: Jorge Augusto

No período entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2012, foram registradas 861.218 demandas de consumo no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). As demandas se referem a todos os tipos de atendimentos realizados pelos Procons, como o Atendimento Preliminar e a Simples Consulta, até os processos administrativos instaurados, que na nomenclatura do Sindec são chamados de Reclamação.

 

Os principais assuntos demandados no período foram:

 

1º Telefonia celular 78.604 9,13%
2º Cartão de crédito 74.889 8,70%
3º Banco comercial 73.819 8,57%
4º Telefonia fixa 53.790 6,25%
5º Financeira 41.519 4,82%
6º Aparelho celular 38. 966 4,52%
7º TV por assinatura 29.913 3,91%
8º Energia elétrica 27.213 3,47%
9º Microcomputador / Produtos de Informática 25.021 3,27%
10º Internet (Serviços) 16.703 3,16%

 

O Sindec, coordenado pela Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, integra hoje 24 Procons estaduais e mais de 146 Procons municipais. Como vários desses Procons contam com mais de uma unidade, o Sistema opera em 396 unidades espalhadas por 214 cidades brasileiras. Esses Procons atendem a uma média mensal de 150 mil consumidores.

 

Principais Problemas em Telefonia Celular:

1º Cobrança indevida/abusiva e dúvidas sobre cobrança/valor/reajuste 43.220 54,98%
2º Contrato – Rescisão/alteração unilateral 8.870 11,28%
3º Serviço não fornecido e vícios de qualidade 5.455 6,94%
Demais Problemas 21.059 26,79%

 

Fornecedores mais reclamdos em Telefonia Celular:

 

1º CLARO 26.376 37,56%
2º VIVO 10.670 15,19%
3º TIM 10.221 14,55%
4º OI 10.140 14,44%

 

Fonte: Senacon/Sindec

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