Operadora Vivejar promove campanha pelo Mês da Mulher

0
Valdirene Gomes dos Santos, responsável pela Associação das Artesãs de Coqueiro Campo

Mulheres são grande parte da força que move o turismo e as viagens no mundo. Elas viajam cada vez mais, sozinhas ou acompanhadas, e ocupam espaços de trabalho cada vez mais significativos no setor, ainda que tenham que enfrentar disparidades de gênero e preconceitos. De acordo com o Relatório Global Mulheres no Turismo (2010), da Organização Mundial do Turismo, as mulheres geralmente ganham entre 10% e 15% menos do que os homens no turismo, embora o setor reúna quase o dobro de mulheres empresárias do que outras áreas.

Para marcar o mês das mulheres e homenagear todas as apaixonadas e incentivadoras do turismo, a operadora Vivejar vai promover, em março, duas viagens temáticas pelo Brasil em que o foco central é o universo feminino. Nos dois roteiros, mulheres fortes, autônomas e organizadas serão anfitriãs para turistas dispostos a conhecer a realidade e a cultura das mulheres brasileiras. As viagens apoiam localmente estas lideranças femininas, incentivando a autonomia, geração de renda e o empoderamento feminino.

Entre 11 e 15 de março, em parceria com a ONG Artemis, a Vivejar leva as viajantes para o sertão de Minas Gerais, no Vale do Jequitinhonha, com a Expedição Artemis: Mulheres do Brasil. Durante quatro dias, as participantes vão conviver, trocar experiências e aprender o ofício da cerâmica com as artesãs ceramistas do Vale. Parte da renda obtida com a venda dos pacotes será revertida para a associação Artemis, que trabalha pela promoção da autonomia feminina e erradicação da violência contra a mulher.

De 17 a 22 de março, é a vez de descobrir os encantos e sabores do Pará com um roteiro por Belém e Ilha de Cotijuba, onde o Movimento das Mulheres das Ilhas de Belém apresenta e envolve os visitantes em suas experiências e rotinas diárias de artesanato com biojoias, culinária típica e tradições locais.

“Acreditamos no poder do turismo como ferramenta de transformação e empoderamento feminino em comunidades e trabalhamos principalmente com lideranças femininas porque apostamos no potencial que a mulher tem de trabalhar coletivamente e de gerar desenvolvimento para si, sua família e sua comunidade”, conta a turismóloga e fundadora da Vivejar, Marianne Costa.

Além das viagens, a Vivejar vai aproveitar o mês de março para levantar temas importantes relacionados às mulheres e ao turismo e ainda homenagear mulheres incríveis que trabalham com o setor no Brasil. Mulheres como Valdirene Gomes dos Santos, responsável pela Associação das Artesãs de Coqueiro Campo e pela articulação das anfitriãs locais da Vivejar.

aldirene também é mãe de Fabrício, 16 anos, e concilia os trabalhos domésticos com as vendas de artesanato e a organização das viagens, além de ser a condutora da Trilha do Barreiro. Uma mulher multitarefa, que mesmo vivendo na zona rural, tem uma rotina muito parecida com qualquer mulher da cidade grande, o que nos mostra as semelhanças dos dilemas femininos, independente do lugar, classe social ou idade.

Serviço:

Vivejar
www.vivejar.com.br
Tel: 11 2729-3861 | E-mail: [email protected]
Endereço: Rua Teodoro Sampaio 2767, conjunto 1001 – Pinheiros – SP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here