Palladium Hotel Group reforça compromisso com sustentabilidade

Grupo espanhol intensifica medidas para que 50% da energia consumida em seus hotéis e resorts sejam de fontes renováveis

Grand Palladium Jamaica Resort & Spa y Grand Palladium Lady Hamilton Resort & Spa

O Palladium Hotel Group reforça o seu compromisso com práticas sustentáveis estruturadas sobre três eixos fundamentais: meio ambiente, economia circular e o campo social. Nesse sentido, o grupo hoteleiro anunciou novos avanços nos seus empreendimentos em todo o mundo defendendo energias renováveis, a redução do uso de plásticos e incentivando as cadeias de produtores locais.

Uso responsável da energia

Há alguns anos o Palladium Hotel Group já promove ações para fazer uso responsável dos recursos energéticos e reduzir o impacto ambiental dos seus empreendimentos. Na Espanha, 100% da energia consumida em todos os hoteis da companhia vem de energias renováveis, seja por meio de garantias de origem ou adoção de painéis fotovoltaicos para o próprio consumo.

Em Ibiza, os meios hoteleiros do grupo na Playa d’en Bossa, Ushuaïa Ibiza Beach Hotel, Hard Rock Hotel Ibiza, Grand Palladium Palace Ibiza Resort & Spa e Grand Palladium White Island Resort & Spa, instalaram nesta temporada um total de 1.327 painéis fotovoltaicos, que permitem atingir um pico de potência de 600 kWp. Estima-se que essas instalações produzirão 746.000 kW e evitarão 186.000 kg de emissões de CO2, anualmente.

Na América, a empresa instalou um total de 11.088 painéis fotovoltaicos em seus resorts em Santo Domingo e Punta Cana (República Dominicana) e Jamaica. Esta última possui a maior instalação de placas de todo o grupo e do país e também possui um projeto de trigeração onde, adicionando Gás Natural ao fornecimento de energia, eletricidade, calor e frio são produzidos, reduzindo as emissões no consumo de eletricidade e água. Assim, o resort jamaicano consegue que mais de 20% de sua energia seja renovável e evite 157.000 kg de emissões de CO2 por mês.

O Palladium Hotel Group planeja expandir esse número de painéis solares nos próximos anos, e nos destinos onde as condições não possibilitam instalações desse tipo de tecnologia outras alternativas de energias sustentáveis, como gás natural, sistemas de recuperação térmica ou uso de energia geotérmica deverão ser adotadas.

Graças a todas essas medidas, 20% do consumo global de energia consumido nos estabelecimentos localizados nos seis países em que o grupo está presente, tem uma garantia de origem renovável, número que o Palladium Hotel Group se comprometeu a elevar para 50% este ano.

Economia circular

Em consonância com a cultura e os valores de respeito social e ao meio ambiente estão incluídas iniciativas voltadas ao desenvolvimento de um modelo de economia circular, a partir de três pilares essenciais: recuperação, reciclagem e reaproveitamento. Para isso, o grupo realiza um rígido controle de resíduos tanto em seus hotéis na Europa quanto na América, através dos quais conseguiu realizar uma redução generalizada desse tipo de materiais.

Junto a isso, a empresa também se destaca pelo objetivo de reduzir a utilização de plásticos de uso único, substituindo por novos formatos e embalagens sustentáveis ou reutilizáveis em seus amenities.

A digitalização é mais um dos processos determinantes nessa área e um dos pontos em que o grupo espanhol concentra esforços para melhorar a experiência do cliente e reduzir o impacto do uso de papel e outros meios.

Produto local

Produtos locais são indispensáveis nas operações do Palladium Hotel Group que conta com fornecedores regionais em todos os destinos em que atua. Em todos os restaurantes, por exemplo, o grupo conta com produtos Km Zero que reduzem as emissões de CO2 e dão visibilidade à riqueza gastronômica de cada cultura.

Compromisso presente em toda a cadeia de valor

A política ambiental do Palladium Hotel Group também inclui iniciativas de proteção da biodiversidade, uso responsável da água e fomento às boas práticas. Da mesma forma, o grupo realiza ações de conscientização entre seus colaboradores e clientes incentivando o uso sustentável dos recursos e valorização do meio ambiente.

Essas medidas fizeram com que os empreendimentos do grupo tenham alcançado diversas certificações em termos de sustentabilidade. Os mais recentes foram concedidos ao Palladium Hotel Menorca e ao TRS Ibiza Hotel, 2021 e 2022, respectivamente, como os melhores projetos de sustentabilidade e reabilitação hoteleira na Espanha pela associação ReThink Hotel.

Somam-se a isso mais alguns reconhecimentos e prêmios como: o compromisso com o turismo sustentável da UNESCO assinada pelo Hard Rock Hotel Tenerife e o selo prata EarthCheck também concedido ao hotel Tenerife; EarthCheck platina para os resorts da Riviera Maya e ouro para os hotéis da Jamaica, Brasil, Punta Cana e Riviera Nayarit; as Bandeiras Azuis na Riviera Maya ou Punta Cana; a Distinção S concedida pelo Ministério do Turismo do México ao Grand Palladium Hotels & Resorts na Riviera Maya e Riviera Nayarit ou a certificação em Produção Mais Limpa da República Dominicana para a criação do Grand Palladium Hotels & Resorts em Punta Cana.


Leia também: Juma Amazon Lodge investe R$ 2 milhões em usina solar

Deixe uma resposta