Por: Rafael Lima
O interior do estado de São Paulo é o terceiro maior mercado de eventos corporativos do Brasil, perdendo apenas para sua capital e Rio de Janeiro. Pensando nisso, o parque temático Thermas dos Laranjais, em Olímpia, inaugurou o seu primeiro espaço para atender eventos, reuniões, workshops e festas. Com uma sala com capacidade para atender até 550 pessoas, e/ou duas modulares para 250 pessoas cada uma. As salas são equipadas com ar-condicionado, wireless e cozinha de apoio.
O presidente do parque, Benito Benatti afirma que novos investimentos acontecerão nos próximos anos. Existem estudos para construção de novas salas com capacidade para receber até 2.500 pessoas e uma área de exposição com 70 mil m².
Crescimento do setor de eventos em todo o Brasil
Nos últimos seis anos, o país pulou da 19ª para a 7ª colocação no ranking da Associação de Convenções e Congressos Internacionais (ICCA, na sigla em inglês) e é agora o principal destino da América Latina quando se fala de turismo de negócios. Também a Pesquisa da Demanda Internacional no Brasil, divulgada pelo Ministério do Turismo em outubro, comprova o crescimento do turismo de negócios no país em 2013. Realizado em parceria com a Embratur, o estudo encomendado à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) mostra que enquanto a mod alidade sol e praia permaneceu estagnada, a de negócios, eventos e convenções registrou um crescimento de 9,8%. Dos 5,4 milhões de turistas estrangeiros que desembarcaram no Brasil em 2012, 1,6 milhão vieram em viagens comerciais.
Olímpia registra um “boom turístico” e existem nada menos que 25 projetos de construção de novos hotéis até 2016, além de sete em construção com previsão para entrar em operação em meados de 2014.
RL