Parquetur inicia administração do Núcleo Caminhos do Mar em SP

A Parquetur será a responsável pelas ações de fomento ao ecoturismo, manutenção da área de uso público e restauro de monumentos históricos

Parquetur
Assinatura da concessão. Foto: divulgação

Nesta semana a Parquetur iniciou a administração do Núcleo Caminhos do Mar, no Parque Estadual Serra do Mar, em São Paulo. Durante os 30 anos do contrato a empresa será a responsável pelas ações de fomento ao ecoturismo, manutenção da área de uso público, assim como pelo restauro dos nove monumentos históricos tombados.

Serviços de apoio ao visitante, como, por exemplo, alimentação, requalificação dos estacionamentos e portarias, revitalização das trilhas, intervenções elétricas e hidráulicas nos edifícios existentes também devem ser feitos. A área de Concessão do Caminhos do Mar possui 274 hectares de Mata Atlântica e um acervo histórico-cultural.

Trata-se do trecho de serra que contém a Estrada Velha de Santos, única via de acesso ao litoral até a inauguração da Rodovia Anchieta em 1947. Desativada desde 1985, a área foi transformada em ponto turístico em 2004. Vale lembrar que a área de preservação ambiental do Núcleo permanece sob responsabilidade da Fundação Florestal, instituição vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

O horário de funcionamento para realizar o percurso das trilhas do Caminhos do Mar e da Calçada do Lorena é de quarta-feira a domingo, das 9h às 17h, inclusive feriados. Os valores das entradas variam de acordo com os grupos e dias de visita. Além da bilheteria presencial, o site da Parquetur oferece informações sobre ingressos e mapas para chegada ao local.

Deixe uma resposta