Paulo Renato Fonseca Junior assume secretaria de turismo do Espírito Santo

0

Estão nos planos prioritários do novo secretário a construção de um centro de eventos e a negociação para redução do ICMS sobre o combustível de aviação

Por Camila Lucchesi

O presidente do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau e vice-presidente de relacionamento da Unedestinos, Paulo Renato Fonseca Junior, é o novo secretário de turismo do estado capixaba. Indicado por integrantes do setor produtivo do turismo estadual junto com  Fecomercio-ES, o executivo foi empossado há pouco por Paulo Hartung, governador do estado, no Palácio Anchieta.

Em entrevista exclusiva ao Brasilturis, ele afirmou que seus objetivos estarão atrelados a quatro pilares, com foco em solicitações propostas pelo próprio trade que Fonseca Junior define como “pautas prioritaríssimas”. Promoção encabeça a lista, com ações para divulgação intensiva do destino junto aos polos emissores. “Queremos tirar o Espírito Santo do seu histórico anonimato”, disse o novo secretário.

O Governador de Vitória Paulo Hartung, o novo secretário de turismo Paulo Renato e equipe

Em seguida vêm obras de infraestrutura – com destaque para a construção de um novo centro de eventos na capital, Vitória. No quesito ‘planejamento e gestão’, a meta é implantar um modelo de atuação mais dinâmico dentro da Secretaria de Turismo. Um pedido do trade que Fonseca Junior promete analisar é a possível transformação da Setur na Agência Capixaba, com o objetivo de aumentar a flexibilidade e ‘tirar o gesso’ dos procedimentos atuais.

A logística de transportes também está entre as prioridades do novo secretário, especialmente a questão tributária. “Estamos em negociação para reduzir o ICMS do combustível da aviação, visando o aumento no tráfego aéreo do novo aeroporto”, adiantou. Fonseca Junior revelou que a articulação já está em andamento, após uma reunião realizada do governo do estado com a participação de Bruno Funchal, secretário de fazenda do Espírito Santo, e Eduardo Sanovicz, presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). “Os técnicos estão encaminhando”, complementou.

Com 24 anos de atuação em diversas áreas do turismo, o profissional nascido em Cachoeiro do Itapemirim é formado em Administração de Empresas, com especialização em Análise de Sistemas. Em 1994, Fonseca Junior começou sua carreira no trade, sendo o responsável pela implantação no estado da Localiza, franquia de locação de veículos. A partir de 1997 passou a atuar na Fomatur, especializada em turismo receptivo, criada pelo pai e pelo irmão do empresário.

“Sou militante antigo do setor e sempre participei das entidades”, resumiu o novo secretário, enfatizando sua experiência em gestão na esfera pública e em associações de classe. Fonseca Junior, que também é proprietário da Etérea Turismo e Eventos, liderou a Agência de Desenvolvimento Sustentável da Região Turística Metropolitana (Adetur) por dois mandatos e foi presidente da Associação de Agências de Turismo Operadoras de Eventos (Eventpool Brasil). Em 2013, foi Secretário de Turismo de Vitória.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here