Pernambuco cria linha de crédito para guias turísticos

Após a solicitação do benefício, o mesmo deve ser depositado em até cinco dias úteis

Consultoria gratuita Pernambuco
Rodrigo Novaes, secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco

Nesta sexta-feira (24), o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco e da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), lançou uma linha de crédito para profissionais do setor.

“Temos uma preocupação grande com toda a cadeia do turismo, que teve as atividades paralisadas. E nos preocupamos também com esses profissionais liberais do segmento, os guias, que são os que têm o primeiro contato com os visitantes. Conseguimos viabilizar esta nova linha de microcrédito, por meio da AGE, que é um passo importante, e seguimos trabalhando para evoluir ainda mais no apoio”, destaca Rodrigo Novaes, secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco.

As solicitações para o crédito estarão disponíveis a partir da segunda-feira (27). O montante a ser disponibilizado é de R$ 2,8 milhões. A iniciativa visa auxiliar empresas e trabalhadores que estão com as atividades paralisadas.

“A carência é de até 3 meses, com taxa de juros de 1.49% ao mês para quem quitar as parcelas em dia. O prazo para pagamento é de até 12 meses”, detalha Eduardo Queiroz, diretor Financeiro e de Planejamento e Controle da AGE.

O empréstimo via AGE tem limite de R$ 4 mil e será oferecido para guias de regularizados no Cadastur. Pernambuco conta atualmente com 721 profissionais cadastrados. “Participei de uma conferência com a secretária de Turismo do Recife, Ana Paula Vilaça, que também está atenta a esta questão, e esperamos que muito em breve seja anunciado um novo crédito por meio do BNDES”, completa o gestor.

Para solicitar o financiamento é necessário também enviar um e-mail, preencher um formulário que será enviado pela agência. Os documentos necessários para solicitação do crédito são:

  • Cadastro regularizado no Cadastur – MTur;
  • Cédula de Identidade (RG) e CPF;
  • Comprovante de residência e do empreendimento;
  • Dados bancários e extrato da movimentação financeira dos últimos 90 dias;
  • Comprovante da última declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF);
  • Formulário de cadastro;

A Secretaria de Turismo e Lazer e a Empetur disponibilizam ainda o Balcão de Informações do Turismo, ferramenta que esclarece o público sobre outras opções de financiamentos à disposição dos empresários do setor e ainda dúvidas trabalhistas. No site da Setur é possível encontrar mais detalhes, além do atendimento via WhatsApp: 81 99362-8875 para informações de crédito e 81 99361-2486 para legislação trabalhista.


Deixe uma resposta