Pernambuco lidera ranking de atividades turísticas do IBGE em julho

De acordo com o instituto, Pernambuco registrou alta de 9,5 em julho no cenário mês a mês. O índice total foi de 112,7, superando a média nacional de 73,5

Pernambuco

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), confirma que Pernambuco é o local com maior fluxo de atividades turísticas no país. Em julho, o estado obteve índice absoluto de 112,7, ficando acima de média nacional para o setor (73,5). Na comparação com junho, o crescimento foi de 9,5%.

No acumulado de janeiro a julho, Pernambuco se mantém em segundo lugar na lista nacional com 89,2% do volume total das atividades turísticas. É o terceiro mês consecutivo na colocação, atrás apenas de Goiás. Abaixo, outros dois estados nordestinos, Bahia (78,5%) e Ceará (65,7%), completam os quatro primeiros..

De acordo com Rodrigo Novaes, secretário de Turismo e Lazer, o resultado no Turismo é frutos da queda no número de casos da Covid-19, aliada à vacinação populacional.

“A expectativa é de que estejamos sempre nas primeiras colocações nas pesquisas. Nós aproveitamos a boa fase para divulgar os nossos destinos, iniciamos um roadshow e vamos participar de feiras no Brasil. Seguimos com projetos de fortalecimento da atividade em Pernambuco e atentos aos protocolos sanitários”, explica.

Pernambuco: receita nominal

No Índice de receita nominal com ajuste sazonal, Pernambuco cresceu 19,1% no acumulado de julho de 2021 ante mesmo período em 2020. O estado aparece ainda com o quarto maior incremento do país entre janeiro e julho deste ano, com índice de 91,2. A frente, estão Goiás (107,4), Santa Catarina (97,8) e Bahia (97,7).

Este índice, vale ressaltar, representa a diferença entre receita e despesas das contas públicas.

Deixe uma resposta