Pernambuco teve maior índice de crescimento turístico, segundo IBGE

De acordo com levantamento, Pernambuco e Bahia registrando, cada um, 11,8% de crescimento na atividade, superando média nacional

Pernambuco
Praia do Pina - Hesíodo Góes Setur PE

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE, confirmou a posição de crescimento gradual do Turismo de Pernambuco. Na comparação de outubro para novembro do ano passado, o estado, assim como a Bahia, teve o maior índice de crescimento entre todos os estados brasileiros, registrando 11,8% de alavancamento. A média nacional foi de 7,6%.

“O Turismo pernambucano tem conseguido se reerguer de maneira equilibrada após as dificuldades impostas pela pandemia. Com cautela e dentro de um processo gradual, seguiremos em frente, respeitando as normas sanitárias e promovendo os destinos turísticos da melhor forma possível”, ressalta Rodrigo Novaes, secretário de Turismo e Lazer.

O estado, que cancelou seu carnaval, também ocupa liderança no índice de receita nominal das atividades turísticas, com 11,1% de crescimento de outubro para novembro do ano passado. Logo atrás de Pernambuco e Bahia, ambos com crescimento de 11,8%, aparecem São Paulo, com 11%, e Goiás, com 9,9%. Rio de Janeiro (5,4%), Ceará (3,6%) e Espírito Santo (1,5%) estão abaixo do ranking nacional.

O resultado do levantamento ratifica os números de visitação no feriado de Finados, que impulsionou a operação de voos extras pelas companhias aéreas para o Aeroporto do Recife. A reabertura gradual do Turismo projeta, para este ano, aumenta também na malha aérea do terminal da capital pernambucana em janeiro, com 14% a mais de voos, entre pousos e decolagens, do que a quantidade alcançada em dezembro.

Permabuco: campanha em prol da saúde

O governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e da Empetur, está lançando a campanha de verão com foco no combate à covid-19. A iniciativa começou a ser desenvolvida nesta sexta (15)e se estende até o próximo domingo (17). O projeto acontecerá todos os finais de semana de janeiro nas praias de Olinda, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Tamandaré e Ilha de Itamaracá.

“Esta nova campanha busca conscientizar os nossos turistas e moradores para que sigam os protocolos de segurança do Governo do Estado, evitando as aglomerações. Estamos no período de maior procura pelo nosso litoral e é importante que todos possam aproveitar este período de sol e mar, mas com a cautela necessária. Pernambuco é destino seguro e preocupado com o bem-estar de todos que aqui chegam”, declara Novaes.

Com o slogan “Viva este verão com cuidado. O coronavírus não está de férias”, a campanha estará nas praias durante todo o mês de janeiro e contará com a participação de 72 promotores. Os atendentes estarão equipados de walkmídia, face shield, máscara e álcool em gel, alertando visitantes, transeuntes e pernambucanos sobre a importância dos cuidados necessários no atual cenário.

Os profissionais, durante as abordagens, irão ressaltar a importância em respeitar o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas e de quatro metros dos guarda-sóis e ombrelones, além da priorização do uso de máscara após os banhos de mar e refeições e constante higienização durante a ida à praia.

Nos finais de semana, a ação funcionará nos seguintes horários:

  • às sextas-feiras, das 10h às 14h;
  • sábados e domingos, nas praias do Recife, Olinda e Jaboatão, das 9h às 17h e nas demais praias, das 10h às 14h.

Além dos divulgadores, serão utilizados 35 bikebanners nos seis municípios, placas de sinalização rodoviárias nas vias que ligam as praias. Outro método de comunicação serão as propagandas em rádios do litoral e região metropolitana, alertando sobre os cuidados que devem ser tomados para preservar a saúde

Deixe uma resposta