Peru é destaque em Nova York com exposição de Mario Testino

Por: Camila Oliveira

 

O fotógrafo peruano Mario Testino, aclamado mundo afora por seu trabalho em revistas de moda, tem colocado a cultura e a beleza do Peru em destaque em Nova York com a exposição “Alta Moda”. A série de retratos de peruanos usando adornos e vibrantes roupas coloridas das festas de Cusco conta com apoio da Promperú e poderá ser conferida até o dia 29 de março de 2014, no Queen Sofía Spanish Institute. A mostra tem curadoria do estilista Oscar de la Renta. O museu, cuja missão é promover a cultura de países de língua espanhola, tem as belas artes como meio para apresentar grandes mestres e artistas emergentes da Espanha, das Américas e da Europa.

Para compor o trabalho, Mario Testino viajou diversas vezes a Cusco, cidade que fica em uma das regiões de maior altitude do país (aproximadamente 3,5 mil metros acima do nível do mar). Ao longo de cinco meses, o fotógrafo revisitou costumes locais e deixou-se inspirar, em particular, pelo trabalho de Martin Chambi (1891–1973), um dos primeiros fotógrafos latino-americanos interessados em cultura indígena. Netos de Chambi colaboraram com Testino durante o processo.

“Eu normalmente tento capturar o momento. Mas, nesta série, quis fazer algo bem diferente, não apenas com meu próprio trabalho, mas também com a prática da fotografia”, diz Testino. “Tentei colocar o máximo possível de tempo e história em cada frame, das tradicionais e festivas vestimentas ao cenário do povo peruano de Chambi. Alta Moda é diferente dos retratos pelos quais eu seja talvez mais conhecido”, conclui.

CO

Deixe uma resposta