Pesquisa prévia da ABIH-RJ aponta 60,76% de reservas confirmadas para o carnaval

Por: Chris Flores

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro divulgou a primeira estimativa de ocupação da hotelaria para o Carnaval 2015 na capital fluminense. Os hotéis foram consultados entre os dias 13 e 18, um mês antes dos festejos oficiais de Momo.

 

A consulta da associação apurou uma média de 60,76% de reservas confirmadas. Em 2014, com a mesma antecedência, a taxa de ocupação previa 66,64%. “Essa variação acompanha o incremento da oferta hoteleira na cidade. Oferecemos mais opções de hospedagem, o que dilui a demanda”, explicou o presidente da ABIH-RJ, Alfredo Lopes.

 

Os hotéis cinco estrelas estão entre os mais procurados, com previsão de ocupação de 67,02%. O índice registra um incremento em relação ao ano anterior, quando a consulta com um mês de antecedência apontava 58,83%. Os hotéis cinco estrelas da Barra da Tijuca apresentam uma variação ainda mais positiva no comparativo 2014/2015. Enquanto, no ano passado, a pesquisa prévia indicava 49,02%, agora o índice já alcança 87,68%. “A Barra vem se consolidando como um destino de lazer para famílias, que tomam decisões com antecedência”, analisou Lopes.

 

Já nos hotéis 3 e 4*, a estimativa está em 60,66%, contra 67,45% no mesmo período em 2014. Em relação à pesquisa do ano anterior, Barra da Tijuca, São Conrado, Ipanema e Leblon apontam variações positivas, enquanto as regiões do Leme e Copacabana, Flamengo, Botafogo e Centro apresentam variações negativas no comparativo com a primeira prévia de 2014. “Historicamente, acompanhamos que Ipanema e Leblon lideram a procura antecipada e, depois, a demanda segue para os demais bairros da zona sul, chegando ao centro. A curva de ocupação está dentro dos padrões. Vamos esperar a próxima estimativa, a 10 dias do Carnaval, para consolidar as análises do setor”, comentou o presidente.

 

Uma nova pesquisa prévia será divulgada no dia 05 de fevereiro, com dados atualizados.   

 

Os albergues da cidade já estão com 82% das reservas confirmadas para o carnaval. Os dados são da Associação de Cama e Café e Albergues do Estado do Rio de Janeiro.

 

 

CF

Deixe uma resposta