Peugeot revela o 208 GTi

Por: Marcelo Alexandre

No primeiro semestre de 2012, a Peugeot renovou o segmento de veículos compactos na Europa com o lançamento do 208. Agora, a marca acrescenta mais esportividade a categoria com o 208 GTi. Destinado a clientes com alto nível de exigência, o Peugeot 208 GTi visa ir além do modelo base. A versão duas portas é identificada por elementos de carroceria que ressaltam o efeito robusto, como as vias (espaço compreendido entre as rodas e o para-choque) ampliadas em 10 mm na parte dianteira e 20 mm na traseira, e com caixa de rodas mais salientes. Outro detalhe é a assinatura luminosa frontal garantida por novos faróis halógenos. Esses faróis, projetados com lâmpadas de estrutura interna retangular, utilizam tecnologia LED para as funções direcionais e para iluminação diurna. A grade frontal conta com elementos preto brilhante e cromado, de maneira intercalada oferecendo um efeito em 3D.

A atenção aos detalhes também é vista no interior, como na abertura das portas, quando se revela a soleira em alumínio com a inscrição PEUGEOT. Elementos na cor vermelha contrastam com o tom escuro que compõe o painel. Essa aplicação está presente inclusive na costura do revestimento dos assentos e de peças como o volante, a alavanca do freio de mão, o pomo do câmbio e o revestimento das portas, todos em couro. O painel de instrumentos combina uma estrutura mais elevada com uma assinatura luminosa distintiva. Os mostradores são envolvidos com retroiluminação em LED, enquanto o fundo é trabalhado em alumínio escovado. Para completar, os pedais e o apoio para o pé também contam com tratamento em alumínio.

Concebida a partir da versão três portas do 208, a versão GTi traz forte personalização. O modelo, que foi inspirado no 205 GTi, traduz-se em um veículo esportivo e requintado. Sua carroceria é esportiva. O escapamento possui dupla saída em forma de trapézio, um desenho inovador. As molduras cromadas dos vidros completam o estilo. Independente da cor da carroceria, detalhes em vermelho aparecem em diferentes partes do veículo. O conjunto é realçado por detalhes cromados nos faróis de neblina, na parte superior da grade e nos retrovisores.

O 208 GTi traz ainda ajustes mecânicos para um condução esportiva. Assim, molas, regulagem dos amortecedores, barra estabilizadora, subchassis dianteiro e traseiro são mais rígidos, resultando num conjunto de suspensão totalmente específico. Os movimentos da direção são controlados pela firmeza da suspensão dianteira e traseira. O veículo é equipado com pneus 205/45 e rodas Carbone de 17 polegadas, que trazem faces diamantadas com pintura Storm e verniz fosco.

O motor é o conhecido 1.6 THP  acoplado a uma caixa manual de seis marchas. Com torque máximo de 27,5 mkgf e potência máxima de 200 cavalos, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em menos de sete segundos. A performance é beneficiada pelo peso do veículo com apenas 1.160 kg. Por hora, não existe qualquer intenção da Peugeot comercializar essa versão no mercado brasileiro.

Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação

Deixe uma resposta