Plano estratégico para nova Alitalia é anunciado

Por: Priscila Ferraz

A estratégia para a nova Alitalia foi revelada hoje, dia 20, com um compromisso inequívoco da nova equipe executiva e investidores estratégicos para reinventar a companhia aérea. A Alitalia introduzirá novas rotas, novos padrões de produtos e serviços, uma nova estratégia de gerenciamento de custos e nova marca, como as bases para construir uma companhia aérea global premium que representa o melhor da Itália.

 

A nova Alitalia iniciou operações no dia 1º deste mês, após a conclusão de investimentos acionários pela Etihad Airways e acionistas atuais da Alitalia. A reunião do novo conselho da empresa, realizada ontem, confirmou a estratégia de negócios descrita hoje pelo chairman da Alitalia, Luca di Montezemolo, o CEO da Alitalia, Silvano Cassano, e o presidente e CEO do Etihad Aviation Group e vice-chairman da Alitalia, James Hogan.

 

“As energias, a paixão e a especialização que testemunhei na Alitalia nas últimas semanas não deixam dúvida de que a companhia aérea que estamos revelando hoje se tornará mais uma vez uma companhia aérea italiana premium reconhecida no mundo inteiro. É por isso que acredito que as pessoas na Alitalia são um pilar da história que estamos prestes a escrever”, disse Montezemolo. ‘Nossa prioridade é colocar o cliente no centro de tudo o que fazemos. Para tal, mudaremos muitas coisas, começando com a maneira em que trabalhamos. Precisamos trabalhar como uma equipe unida para atingir esse grande objetivo comum. A Alitalia revitalizada que visualizamos e começamos a construir será um ativo neste país e um motor para apoiar o crescimento de nosso turismo e nossos negócios”, completou. 

 

“O futuro da Alitalia estará na grande mudança em toda a organização. Em um mercado ainda afetado pela contínua crise da zona do euro, qualquer coisa que não seja uma mudança rápida e decisiva simplesmente não é uma opção. Essa é a estratégia certa, com a diretoria certa para comandá-la. No entanto, não deve haver dúvidas: todos fizemos um investimento comercial que deve dar retorno. Investimos na nova Alitalia porque acreditamos que ela possa prosperar novamente. Ela só terá sucesso se houver 100% de apoio de todos. Os próximos meses e anos não serão fáceis, mas se todos se unirem como uma só equipe, a Alitalia poderá crescer novamente”, apontou Hogan, que também afirmou que os principais investidores da Alitalia haviam definido um prazo final claro (até 2017) para que a companhia desse lucro.

 

“A nova estratégia da Alitalia é séria, empolgante e comercial. É uma estratégia para o sucesso – se todos fizerem sua parte. É séria porque foi desenvolvida ao longo de meses por uma equipe executiva e um grupo de parceiros que compartilham uma experiência ampla e profunda no setor e é empolgante por causa da visão e da ambição que temos para a marca e para a empresa. Essa é a chance de criar uma nova Alitalia, da qual o país realmente possa se orgulhar”, explicou Cassano. “É comercial porque essa é a única maneira em que isso funcionará. Cada funcionário da Alitalia tem de entrar em uma mentalidade comercial, na qual a base de cada decisão seja: isto agrega valor para nosso cliente? Agrega valor para nossa empresa? Ajuda a dar retorno financeiro? Precisamos criar uma cultura baseada em desempenho e focada no cliente que resulte em uma companhia aérea sustentavelmente lucrativa, que possa crescer no longo prazo. O investimento que recebemos de nossos acionistas nos dá a oportunidade de fazer isso. Uma Alitalia bem-sucedida significa empregos, significa negócios e significa turismo. Significa um grande impacto na economia italiana”, acrescentou. 

 

Os principais elementos da nova estratégia de negócio incluem:

 

Malha


Uma nova estratégia de três hubs na Itália. Malpensa, em Milão, aumentará os serviços de longo alcance, enquanto Linate, na mesma cidade, aumentará a conectividade com hubs de companhias aéreas parceiras. Fiumicino, em Roma, aumentará os voos de longa distância e continuará expandindo os de curto e médio alcance para manter a relevância para o mercado italiano.

 

Os horários na malha serão otimizados para permitir melhor conectividade, além de maior codeshare com parceiros novos e existentes.

 

Novas rotas decolando de Roma incluem Berlim, Dusseldorf, San Francisco, Cidade do México, Santiago (Chile), Pequim e Seul, com mais voos para Nova York, Chicago, Rio de Janeiro e Abu Dhabi. A Alitalia também acrescentará 13 voos semanais de Malpensa, com serviços diários para Abu Dhabi, quatro voos por semana para Shanghai e voos adicionais para Tóquio.

 

Também haverá maior conectividade com o hub da Etihad Airways em Abu Dhabi, com serviços diários partindo de Veneza, Milão, Bolonha e Catania, além de voos adicionais de Roma, permitindo conexões com o Oriente Médio, África, subcontinente indiano, sudeste asiático, China e Austrália.

 

Veneza será o único aeroporto italiano, além de Fiumicino e Malpensa, do qual a Alitalia oferecerá serviços para Abu Dhabi com aeronaves de longo alcance.

 

Cooperação


Enquanto explora mais oportunidades para aprofundar relacionamentos com membros da Skyteam e em particular com a Air France/KLM e Delta, haverá uma grande nova parceria com a airberlin & Niki, além de maior conectividade com a Etihad Airways. Também há planos de trabalhar mais profundamente com a Air Serbia e a Etihad Regional. Essas parcerias aumentarão as opções dos clientes em diversos mercados.

 

Frota


Alitalia, Etihad Airways e suas parceiras estão explorando oportunidades para melhorar a eficiência da frota em conjunto. Por exemplo, a Alitalia está no processo de relocar 14 aeronaves Airbus A320 para a airberlin e buscando opções com a Etihad Airways para adquirir outras aeronaves de fuselagem larga. A companhia também terá oportunidades de receber aviões da atual lista de pedidos da Etihad Airways.

 

Serviços aos Passageiros


Uma nova cultura “clientes primeiro”, com novos padrões de produtos e serviços em toda a companhia aérea será instaurada. Uma nova “Customer Excellence Training Academy oferecerá habilidades a todos os funcionários que lidam com clientes, que, por sua vez, contam com a tradicional hospitalidade italiana, novas opções de serviço alimentar e lounges com novo visual em Roma, Malpensa e Linate.

 

Marca


A Alitalia lançará uma nova marca e identidade visual cobrindo aeronaves, uniformes e todos os outros pontos de contato com o cliente. Embora o nome não seja alterado, a nova marca buscará capturar e incorporar a essência da Itália.

 

 

PF

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