Planos de Desenvolvimento para a Costa dos Corais

Por: Antonio Euryco

O turismo para Alagoas representa muito, muito mesmo. Tanto no desenvolvimento econômico como no social. O estado tem um dos mais belos trechos do litoral brasileiro, entre os quais a Costa dos Corais, região de extraordinária beleza e propício a um desenvolvimento sem precedentes.

 

Isto poderá ser agilizado com o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável, que teve sua validação ontem (11), durante Audiência Pública no Centro de Convenções de Maceió, com a participação de empresários, universidades, entidades, associações e o trade turístico estadual. São 28 projetos priorizados. O  PDITS é uma das etapas do Programa de Desenvolvimento do Turismo Nacional e estabelece ações voltadas para cinco componentes financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento.

 

Foram bem discutidas as ações relacionadas à infraestrutura e serviços, principalmente o saneamento básico, água e esgoto dos municípios que compõem o pólo. Para Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo, o PDITS será um legado para o turismo de Alagoas.

 

Além do Plano para o Litoral Norte, Alagoas também já validou o Plano da região Sul, em outubro do ano passado. O Próximo passo é a consolidação da versão final que deverá ter anexada à ata da audiência, como todas as contribuições e discussões do evento, para posterior envio ao Mtur. Em seguida, a conclusão da carta-consulta, que já está sendo elaborada em parceria com a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, e que  irá dar início ao processo de viabilização dos recursos.

 

Originalmente estimada em 54 milhões de dólares, a verba está dividida da seguinte forma: 24 milhões para a região Norte e 30 milhões para a Sul. O valor foi pré-estabelecido na proposta inicial da primeira carta-consulta direcionada ao BID e ao Mtur, mas há uma boa chance da nova proposta ter seu valor aumentado.

 

AE

 

Deixe uma resposta