Porto Alegre participa do 9º Congresso de Turismo Mercocidades

Por: Chris Flores

A partir de hoje, dia 16, será aberto em Curitiba (PR) o 9º Congresso de Turismo Mercocidades, evento que prosseguirá até amanhã, dia 17, debatendo estratégias de planejamento e desenvolvimento para os destinos turísticos da região do Mercosul e cidades associadas de outros países da América do Sul. O congresso, promovido pela Unidade Temática Turismo (UTT) da Rede Mercocidades em parceria com a Câmara Empresária de Turismo do Paraná (Fecomércio), terá a participação da Secretaria Municipal de Porto Alegre.

 

Turismo sem Fronteiras

 

Os debates irão girar em torno do projeto regional “Turismo sem Fronteiras” como estratégia para otimizar oportunidades de crescimento ao setor no quinquênio 2016-2021. O projeto da Mercocidades envolve cerca de 20 cidades em diversas rotas turísticas e em um calendário anual com mais de 70 eventos de interesse turístico e cultural. O encontro também irá marcar o início das atividades do Instituto Internacional de Turismo da Mercocidades (ITM) bem a aprovação de seus estatutos e planejamento operacional. O ITM, que terá a participação de associações empresariais e do setor acadêmico, é considerado como ferramenta estratégia para a gestão do projeto Turismo sem Fronteiras cuja criação foi idealizada em 2012, quando a capital gaúcha coordenava a UTT Mercocidades. 

 

Nos dois dias do evento painéis irão apresentar experiências que podem ser integradas ao Turismo sem Fronteiras em roteiros inter-regionais. Entre essas experiências estão a Estrada Real, que envolve 177 municípios de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, e o Programa Porto Alegre Turismo Criativo, rede de oficinas abertas a turistas que trabalham conteúdos da cultura local cuja apresentação será feita pelo secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes. Melhoria nas condições de infraestrutura dos destinos turísticos e da conectividade área entre cidades da Rede de Mercocidades e dos países da região com o exterior também estão na pauta do encontro.

 

Projeções

 

O encontro irá reunir prefeitos, secretários municipais de Turismo, acadêmicos e empresários do setor e terá como pano de fundo as projeções de crescimento no fluxo de turistas no continente sul-americano e como se preparar para atender a esta demanda. Dados recentes da Organização Mundial do Turismo (OMT) apontam a região das Américas liderando o crescimento mundial do setor com um aumento de 6% no fluxo de turistas estrangeiros, cabendo à América do Sul a primeira posição no ranking, com crescimento de 8% no número de visitantes. Ainda segundo a organização, o turismo emissivo da Argentina, Brasil, Chile, Uruguai, Colômbia, Equador e Peru alcançou 30 milhões de pessoas em 2014, das quais 50% viajaram para países próximos.

 

Informações: www.portoalegre.rs.gov.br/turismo



CF

 

Deixe uma resposta