Portugal é premiado como “Destino Turístico Acessível” pela OMT

Portugal se tornou o o único país a receber esta distinção, que foi atribuída pela primeira vez neste ano pela OMT em parceria com a Fundação Once

0
Alentejo, em Portugal
Alentejo, em Portugal

Portugal é o primeiro país a receber o prêmio de “Destino Turístico Acessível 2019” da Organização Mundial do Turismo (OMT). O destino foi condecorado durante a 23ª Assembleia Geral do órgão,em São Petersburgo (Rússia), na terça-feira (10).

Assim, Portugal se tornou o o único país a receber esta distinção, que foi atribuída pela primeira vez neste ano pela OMT em parceria com a Fundação Once, reconhecendo o esforço de Portugal na promoção da acessibilidade no Turismo.

Só na Europa, existe um mercado de 90 milhões de turistas com necessidades específicas de mobilidade, motivo pelo qual ea distinção é vista como muito importante para posicionar Portugal como líder na acessibilidade.

A afirmação de Portugal como país acessível tem sido uma das grandes prioridades deste Governo. Em 2016, foi lançado o programa All for All, com o objetivo de capacitar a oferta turística nacional, criar roteiros acessíveis em todo o país.


LEIA MAISPortugal recebe recorde de brasileiros em 2018; confiraPortugal terá academia de Turismo da OMT; entendaPortugal se torna destino de investidores brasileiros

Neste contexto, foram criados roteiros acessíveis que estão disponíveis no Visit Portugal, desenvolvidos guias de boas práticas e foi lançada uma linha de financiamento específica para apoiar projetos de acessibilidade no Turismo, no âmbito do Programa Valorizar.

Até ao momento, foram apoiados 116 projetos, que representam um investimento de 20 milhões de euros, e que receberam um apoio de 14 milhões de euros.

“Esta é uma questão de cidadania e este é também um segmento muito importante no Turismo mundial. Ainda há muito a fazer. Quem perde esta carruagem perde o comboio”, destacou Ana Mendes Godinho, secretária de estado do Turismo de Portugal.

“Este é o reconhecimento de um trabalho sólido e estruturado que Portugal tem feito em matéria de promoção de mais e melhor acessibilidades para todos”, afirma Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência.


Leia Também:
Cabo Frio (RJ) realiza o quinto Festival Sabores até outubro; veja
Washington (EUA) recebe recorde de 23,8 milhões de turistas em 2018
Bahamas mantém 95% das operações normais após furacão Dorian

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here