Prazo para atualização do Mapa do Turismo termina dia 30

O Programa de Regionalização do Ministério do Turismo formalizou nesta segunda-feira (11), por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), o Comitê Executivo que terá a finalidade de deliberar sobre temas relevantes do setor a partir de estudos em tendência e demandas. Integra o programa,  o Mapa do Turismo Brasileiro composto, atualmente, por 3.345 municípios e 303 regiões turísticas.

“O Mapa é o instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que orienta e norteia a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas. Trata-se de um recorte territorial  que norteará e subsidiará as áreas prioritárias que devem ser trabalhadas pelo Ministério do Turismo”, explicou Rogério Cóser, diretor do Departamento de Ordenamento do Turismo.

A quinta edição do mapa, que define o objetivo das políticas a serem desenvolvidas e implementadas pela pasta, deverá ser lançada ainda neste semestre. Para isso, os estados terão até 30 de abril para apresentar propostas de atualização do mapa em suas regiões.

Para compor o comitê recém-criado serão designados um titular e um suplente de cada uma das seguintes áreas da Pasta: Gabinete do Ministro, Secretaria-Executiva, Secretaria Nacional de Estruturação do Turismo, Secretaria Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo e Embratur.

Mapa Turístico – Para a composição do mapa, o MTur e órgãos estaduais de turismo estabeleceram requisitos mínimos, a serem atendidos por regiões turísticas e municípios, a partir do preenchimento de um sistema desenvolvido pela Diretoria de Gestão e Planejamento Estratégico do ministério (sistema.mapa.turismo.gov.br).

 

Equipe de Redação

Deixe uma resposta