Prêmio Braztoa 2019/2020 anuncia vencedores em Canela (RS)

0
Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, em Canela RS. Foto: reprodução.

Na última quarta-feira (6), foram revelados os vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2019/2020. O anúncio aconteceu no Pampas Hotel Fazenda, em Canela, Rio Grande do Sul, destino da Convenção Braztoa 2019.

Nesta edição, 180 iniciativas foram inscritas paras categorias Associados Braztoa, Academia (Menção Honrosa), Agências de Viagem, Meios de Hospedagem e Resorts, Mídia e Parceiros do Turismo. O interesse dos profissionais é um recorde para o prêmio. No ano passado, as categorias contabilizaram 75 inscritos.

“Temos a certeza de que, com o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, estamos no caminho certo para cumprir nosso objetivo de disseminar novas boas práticas, inspirar a cadeia do turismo a colocar em prática de ações que vão ao encontro do tema mais debatido no mundo atualmente: a sustentabilidade. Hoje é uma noite de pura comemoração”, disse Roberto Haro Nedelciu, presidente da Braztoa.

Os finalistas receberam um certificado, e todos os vencedores, um selo e um troféu como “Vencedor do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2019/2020”, que conta com a chancela de organizações de renome no setor, como a OMT, a ONU Meio Ambiente e o Ministério do Turismo. Além disso, a Braztoa promoverá a divulgação dos premiados no Anuário Braztoa 2020 e em todas as suas mídias próprias e dos parceiros de mídia que apoiaram a iniciativa.

Os eventos realizados em Canela receberam o selo Evento Neutro, por atuarem em consonância com a Agenda 2030 e atendendo ao ODS 13, Ação Contra a Mudança Global do Clima, reduzindo a emissão de carbono. A compensação de carbono é parte do projeto Wafe of Change, da Iberostar.

A banca de jurado é composta por Ariane Janér do Global Ecotourism Network; Chiara Gadaleta, do Portal Ecoera e  Discovery Channel; Elisa Dettoni da ONU Meio Ambiente. Além destes, Fernando Kanni da Horwath HTL, Gabrielle Nunes do Ministério do Turismo e Helena Costa UNB, fazem parte do júri.

Os trabalhos contam também com a avaliação de Mariana Aldrigui (USP), Ronald Sanabria (Rainforest Alliance), Jéssica Kobayashi (Senac) João Paulo Faria Tasso (UNB) e Luiz Oliveira da Prefeitura de Ilhabela. Confira os projetos vencedores.

 Academia – Menção Honrosa

O projeto da Universidade Federal da Paraíba e Prefeitura Municipal de João Pessoa, visa o reaproveitamento do coco verde. A ação utilizará a poupa do alimento para combater o desperdício alimentício e promover sustentabilidade.

Agências de Viagens

A agência Vivalá (SP), realizará capacitações para incentivar o empreendedorismo sustentável no turismo, utilizando experiências voluntárias, utilização de serviços locais e cocriação de soluções de negócios para empreendedores das comunidades. As ações após implantadas passarão por um período de avaliação, ates de seguirem para as próximas etapas.

Associados Braztoa

A BWT Operadora (PR), com o selo “Sustainable Tourism”, visa imergir o turista estrangeiro em experiências que envolvam o turismo sustentável, enfatizando a conscientização ambiental e permitindo o desenvolvimento econômico e social de comunidades. Com o selo, uma série de roteiros foram criados para impactar positivamente os locais contemplados.

Meios de Hospedagem e Resorts

O Santa Clara Eco Resort, em Dourado (SP), atua em ações ecológicas e sociais.  Desde o início de sua implementação, 22 mil mudas de seringueira foram plantadas, além mil árvores nativas. Uma estação de tratamento de água também foi realizada. Em parceria com uma empresa de purificação de água, cerca de 200 aparelhos foram instalados, eliminando o descarte de 170 mil garrafas plásticas.

Mídia

A TV Brasil, do Rio de janeiro foi contemplada pela reportagem “No rastro da poesia, no caminho de Cora”(Coralina). O trabalho incentivou o turismo no Centro-Oeste brasileiro, promovendo a divulgação da cultura, gastronomia e poesia.

O projeto de uma hora em vídeo-reportagem, aborda 300 quilômetros pelo interior de Goiás, passando por oito municípios históricos.

Parceiros do Turismo

A ação Modelo de negócio Gastronomia Periférica, oferece gratuitamente, a jovens do Capão Redondo (SP), capacitação em gastronomia. Além dessa ação, há parcerias com restaurantes como Vista, Jiquitaia, Bio, Clandestino, Mandioca, Casa de Ieda e Mocotó.

O júri também selecionou a Gastronomia Periférica para ganhar um vídeo institucional produzido pelo Ministério do Turismo, e a Vivalá, para receber uma bolsa de estudos integral para um curso de pós-graduação (EAD), do Senac-SP.

Menção Honrosa Internacional

Desde 2016, a categoria “Menção Honrosa Internacional”, visa a valorização de ações sustentáveis fora do país. Nesta edição, a Emirates reconhecimento o prêmio por suas ações para evitar o desperdício. Anualmente, a empresa poupa 11,7 milhões de litros de água e contribui com o Esquema de Compensação e Redução de Carbono para a Aviação Internacional (CORSIA).

A companhia aérea apoia também a ação “Um futuro mais verde”, que distribui  financiamentos para a conservação do meio ambiente, e para as ações da Emirates Foundation, com seus mais de 30 projetos em 18 países, inclusive no Brasil.


+Braztoa reformula formato e programação do Seeds em Canela (RS); veja
+Braztoa associa Visit California e Grupo Travelex Confidence
+Braztoa associa Visit California e Grupo Travelex Confidence

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here