Prêmio Nacional de Turismo reconhece ações e iniciativas; conheça

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Finalistas da categoria durante a cerimônia do 1º Prêmio Nacional do Turismo, no Rio de Janeiro. Foto: Roberto Castro/MTur

O 1º Prêmio Nacional de Turismo reconheceu 21 iniciativas brasileiras desenvolvidas nos últimos dois anos, consideradas inovadoras para o setor. As iniciativas foram selecionadas entre 242 inscritas em sete categorias. Destes, as mais bem classificadas pertencem a categoria Marketing Apoio à Comercialização no Turismo.

Conheça os primeiros colocados:

1º Plano de Desenvolvimento de Passageiros

A estratégia desenvolvida para estimular o fluxo de turistas para o Brasil pelo Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, ficou em 1º lugar. Intitulado Plano de Desenvolvimento de Passageiros, a ação recorre a ferramentas pioneiras e de marketing estratégico, dando suporte às ações do aeroporto para o desenvolvimento de novas rotas e atração de novas companhias aéreas.

“As ações implementadas geraram resultados surpreendentes, como por exemplo a atração de 12 mil passageiros que vieram da Europa através da utilização de mídia programática, fazendo com que atingíssemos mais de 96 milhões de americanos com a campanha E-Visa”, afirma Bruno Giovanni dos Reis, executivo da concessionária Rio Galeão.

O profissional ainda explica que o plano atua de várias maneiras: ferramentas de promoção não convencionais, participação em eventos, liderança em grupos de trabalho e ações pioneiras com o trade turístico e desenvolvimento de mercados.

2º O Bom de Viajar

A plataforma digital O Bom de Viajar, desenvolvida pela rede hoteleira BHG, alcançou a 2ª colocação. A ferramenta oferece conteúdo autoral e exclusivo, como histórias e entrevistas com viajantes, sugestões de moradores e dicas de viagens. A estratégia foi criada a fim de aproximar a marca dos clientes de maneira diferenciada e inovadora.

Nos últimos dois anos, a plataforma de marketing entregou mais de 20 milhões de e-mails e suas campanhas geraram um retorno superior a R$ 8 milhões em receita para a BHG. Já o seu marketplace próprio teve um volume de aproximadamente R$ 12 milhões em vendas e cerca de 21 mil reservas. Atualmente, a plataforma recebe cerca de 100 mil visitas únicas por mÊs e acumula quase 500 mil seguidores nas redes sociais.

3º Gestour

A Gestour, plataforma virtual de e-marketplace voltada para o turismo brasileiro, ficou em 3º lugar na premiação. A ferramenta disponibiliza um modelo de negócios que apoia a criação, gestão, distribuição, promoção e apoio à comercialização de destinos e empresas do setor. São diversas lojas virtuais organizadas por macrorregiões, regiões turísticas, estados e destinos, conforme o interesse e estratégia de posicionamento de seus produtos no mercado.

“Formatamos um negócio que empodera empresas e destinos com tecnologia, serviços e modelo de negócios a custo zero de investimento tecnológico e despesas de manutenção, reduzindo ainda os custos com estrutura de back office operacional”, ressalta Vadis Luiz, responsável pela inovação tecnológica da Gestour.

Atualmente o e-Marketplace da Gestour é formado por 6.457 lojas virtuais, sendo 5.570 de cidades, 328 de regiões turísticas, 27 de UFs e 5 de macrorregiões.

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