Por: Camila Oliveira
Em parceria com o Núcleo de Turismo Receptivo de Curitiba e o Instituto Municipal de Turismo, o Sebrae-PR formatou e promoveu, nesta semana, o treinamento “Atendimento Inteligente”. A capacitação foi realizada em Curitiba, no dia 3, e reuniu cerca de 30 pessoas. Entre os participantes, profissionais e empresários que prestam informações a turistas e promovem a venda dos produtos e serviços turísticos.
A consultora do Sebrae-PR, Nadia Terumi Joboji, detalha que o treinamento foi customizado a partir de uma demanda apresentada pelas empresas que integram o Núcleo de Turismo Receptivo de Curitiba. “O atendimento prestado ao turista que visita a cidade é a primeira impressão que se tem do destino, por isso é importante que haja qualidade nessa prestação de serviço, afirma. É nesse primeiro contato que o turista é motivado a visitar os atrativos turísticos promovidos pelo atendente, oportunizando o conhecimento de outros produtos que muitas vezes nem se sabia de sua existência, gerando assim também grandes negócios.”
Nadia destaca que a ação é benéfica inclusive pela previsão de aumento de turistas visitantes à cidade com os grandes eventos esportivos. “A qualidade do atendimento no turismo gera um cliente fiel e satisfeito, propenso a consumir mais. O turista que é bem atendido tende a fazer uma propaganda boca a boca positiva, atraindo assim novos clientes”, frisa a consultora.
No conteúdo do treinamento, temas como hospitalidade, uso e conteúdo de materiais de divulgação, oferta de produtos turísticos, abordagem dos clientes, tratamento de reclamações e organização dos espaços de atendimento. Para esse treinamento foi formatado um manual com intuito de disseminar todo esse conhecimento técnico e que possa dar oportunidade a outros profissionais que não puderam participar do curso.
A analista do Instituto Municipal de Turismo, Celina Martins Weivert, destaca que as informações abordadas se aplicaram também à proposta de trabalho da entidade é mais institucional. “As orientações sobre os aspectos comportamentais ligados ao atendimento, bem como a organização dos espaços, vão auxiliar muito no dia a dia”, aposta.
Fabrício Ribeiro Morrone, do Departamento de Marketing da Paraná Turismo, conta que, depois do treinamento, está mais atento para o que sua expressão corporal comunica aos clientes. “Aprendi que a postura corporal também passa informações e faz parte do atendimento. Então, o próprio atendente é o cartão de visitas do espaço. O grande desafio é não deixar-se influenciar pelos problemas pessoais”, analisa.
A diretora da Special Paraná, Bibiana Antoniacomi Schappel, observa que o treinamento serviu para reforçar conceitos conhecidos, mas não postos em prática no dia a dia. “Ficou muito clara a importância de se identificar e conhecer as necessidades dos turistas para poder oferecer o produto mais adequado”, sinalizou.
Roberto Acássio Correia, da M Camargo, empresa responsável pela administração da Rua 24 Horas, afirma ter gostado tanto do treinamento que se propõe a participar de outros cursos com propostas semelhantes. “O instrutor que aplicou o treinamento mostrou domínio completo do assunto e me ajudou a melhorar minha abordagem com os clientes. Creio que quanto mais conhecimento adquirimos, melhor podemos desempenhar uma tarefa. Já estou pronto para participar de um novo curso”, afirmou.
CO