Profissionais ganham treinamento exclusivo no Paraná

Por: Camila Oliveira

 

Em parceria com o Núcleo de Turismo Receptivo de Curitiba e o Instituto Municipal de Turismo, o Sebrae-PR formatou e promoveu, nesta semana, o treinamento “Atendimento Inteligente”. A capacitação foi realizada em Curitiba, no dia 3, e reuniu cerca de 30 pessoas. Entre os participantes, profissionais e empresários que prestam informações a turistas e promovem a venda dos produtos e serviços turísticos.

 

A consultora do Sebrae-PR, Nadia Terumi Joboji, detalha que o treinamento foi customizado a partir de uma demanda apresentada pelas empresas que integram o Núcleo de Turismo Receptivo de Curitiba. “O atendimento prestado ao turista que visita a cidade é a primeira impressão que se tem do destino, por isso é importante que haja qualidade nessa prestação de serviço, afirma. É nesse primeiro contato que o turista é motivado a visitar os atrativos turísticos promovidos pelo atendente, oportunizando o conhecimento de outros produtos que muitas vezes nem se sabia de sua existência, gerando assim também grandes negócios.”

 

Nadia destaca que a ação é benéfica inclusive pela previsão de aumento de turistas visitantes à cidade com os grandes eventos esportivos. “A qualidade do atendimento no turismo gera um cliente fiel e satisfeito, propenso a consumir mais. O turista que é bem atendido tende a fazer uma propaganda boca a boca positiva, atraindo assim novos clientes”, frisa a consultora.

 

No conteúdo do treinamento, temas como hospitalidade, uso e conteúdo de materiais de divulgação, oferta de produtos turísticos, abordagem dos clientes, tratamento de reclamações e organização dos espaços de atendimento. Para esse treinamento foi formatado um manual com intuito de disseminar todo esse conhecimento técnico e que possa dar oportunidade a outros profissionais que não puderam participar do curso.

 

A analista do Instituto Municipal de Turismo, Celina Martins Weivert, destaca que as informações abordadas se aplicaram também à proposta de trabalho da entidade é mais institucional. “As orientações sobre os aspectos comportamentais ligados ao atendimento, bem como a organização dos espaços, vão auxiliar muito no dia a dia”, aposta.

 

Fabrício Ribeiro Morrone, do Departamento de Marketing da Paraná Turismo, conta que, depois do treinamento, está mais atento para o que sua expressão corporal comunica aos clientes. “Aprendi que a postura corporal também passa informações e faz parte do atendimento. Então, o próprio atendente é o cartão de visitas do espaço. O grande desafio é não deixar-se influenciar pelos problemas pessoais”, analisa.

 

A diretora da Special Paraná, Bibiana Antoniacomi Schappel, observa que o treinamento serviu para reforçar conceitos conhecidos, mas não postos em prática no dia a dia. “Ficou muito clara a importância de se identificar e conhecer as necessidades dos turistas para poder oferecer o produto mais adequado”, sinalizou.

 

Roberto Acássio Correia, da M Camargo, empresa responsável pela administração da Rua 24 Horas, afirma ter gostado tanto do treinamento que se propõe a participar de outros cursos com propostas semelhantes. “O instrutor que aplicou o treinamento mostrou domínio completo do assunto e me ajudou a melhorar minha abordagem com os clientes. Creio que quanto mais conhecimento adquirimos, melhor podemos desempenhar uma tarefa. Já estou pronto para participar de um novo curso”, afirmou.

 

CO

Deixe uma resposta