Projeto Recife D´Agosto na capital pernambucana

Por: Antonia de Toledo

A Abrasel-PE promove, entre os dias 24 e 31 deste mês, a 5ª edição do Projeto Recife D’Agosto, que gera um intercâmbio cultural entre gastrônomos pernambucanos e de outros lugares do País. A ideia é que esses profissionais utilizem sua prórpia percepção para criarem novos pratos que ressaltem os elementos locais. Para esta edição, a entidade convidou cinco chefes de quatro estados do Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceará e Paraíba.

 

Os pratos desenvolvidos serão servidos em jantares de apresentação para os parceiros da Abrasel e trade gastronômico do Estado, em evento na Casa dos Frios, nos dias 25 e 3. Depois, os pratos passam a integrar o cardápio dos restaurantes de atuação dos chefs participantes, em suas cidades natais, com o objetivo de difundir os sabores e a cultura pernambucana.

 

O projeto integra, ainda, palestras sobre a vida e experiência dos profissionais, que reúne alunos de seis escolas e faculdades de gastronomia de Pernambuco. As palestras acontecerão nos dias 24 e 31, no Recife Praia Hotel. Doze estudantes poderão participar ativamente do projeto, ajudando na preparação dos pratos junto aos profissionais.

 

Neste ano, os convidados são Lícia Maranhão, que comanda o restaurante Lila Brigadeiro e Bistrô (AL), Eduardo Sisi, à frente do Moana Gastronomia & Arte (CE), Charles Alexandrini, do Villa Alexandrini (CE), Adriana Miranda, do restaurante Aí Cozinha Criativa (PB) e Gustavo Candotti, do St Michel –  Café e Confeitaria (BA).

 

Para o primeiro jantar foram convidados Eduardo Sisi e Charles Alexandrini, que desenvolveram a entrada de Costela suína rapaduramelizada e flambada na mesa com cachaça, acompanhada de batatas doces crocantes; e o prato principal, que é Arroz de camarão com queijo, sobreposto de empanado de camarão com queijo coalho e redução de maracujá. Já a Lícia Maranhão fará a sobremesa, de chocolate e caramelo em duas texturas. Adriana Miranda e Gustavo Candotti comandam o segundo jantar. O Recife D’Agosto tem o patrocínio do Sebrae, da Empetur, Governo de Pernambuco, Ecolab, Pitu e Stella Artois e o apoio da Casa dos Frios e Rio Sol.

 

 

AT

Deixe uma resposta