Público do Brazilian Day 2012 cai no frevo pernambucano

Por: Carolina Maia

Quatro bonecos gigantes de Olinda – Pelé, Michael Jackson, Luiz Gonzada e um Caboclo de Lança do maracatu rural – cruzaram, neste domingo, dia 2, a famosa 5ª Avenida de Nova York (EUA), parando o trânsito e encantando os turistas. Eles integraram ação comandada pela Secretaria de Turismo de Pernambuco, por meio da Empetur, no Brazilian Day 2012, festa brasileira que anualmente anima um dos trechos mais importantes do centro comercial de Manhattan e este ano fez homenagem ao povo e à cultura do Recife.

Este é o segundo ano que Pernambuco participa do Brazilian Day com ações articuladas para a atração de turistas, com foco na música e na gastronomia. Acompanharam a ação os secretários de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, e do Recife, Carlos Braga, e o presidente da Empetur, André Correia.

Lembrando os Beatles cruzando a faixa de pedestres da Abbey Road, em Londres, os bonecos gigantes posaram para fotos e também dançaram pelas ruas de Manhattan, ao som de orquestra de frevo comandada pelo Maestro Spok. Um palco foi montado na Rua 46, tradicionalmente ocupada por comerciantes brasileiros, onde aconteceram apresentações do Maestro Spok e banda e do sanfoneiro Beto Hortis. No palco principal, na 6ª Avenida, fizeram shows o cantor Latino, a dupla sertaneja Jorge & Matheus.

“Estamos em um momento favorável ao Brasil. Temos um voo (da American Airlines) que faz hoje o trecho Recife/Miami/Salvador/Recife, mas que, a partir de novembro, será um voo direto Recife/Miami/Recife, e apostamos em ações como essa para aumentar o fluxo de turistas entre os EUA e Pernambuco”, destaca Feitosa. Os Estados Unidos são o segundo país emissor de turistas, hoje, para Pernambuco. O primeiro é a Argentina.

Além da ação incluindo os bonecos gigantes e o frevo no Brazilian Day 2012, mais três atividades integraram a ação elaborada pela Empetur, em uma espécie de Brazilian Day ampliado: a Expo Recife, no Píer 16, o Taste of Recife Festival, no restaurante Circus, e a participação na Feijoada do Brazilian Day, no restaurante Tribeca.

A Expo Recife, no Píer 16, ocorreu no sábado e no domingo. O Taste of Recife incluiu jantares para informações sobre o destino turístico Recife, com a participação de jornalistas internacionais, executivos de companhias aéreas e operadores de turismo. E durante a feijoada do Brazilian Day, chefes de Pernambuco serviram cartola e bolo de rolo e foi sorteada uma passagem para o Recife. Quem ganhou foi o executivo de marketing equatoriano naturalizado americano Julio Morales.

A participação de Pernambuco no Brazilian Day faz parte de uma série de ações articuladas para o mercado norte-americano, desenvolvidas pela Setur-PE e Empetur, que acontecem durante o ano e culminam com a participação do Estado na festa. Este ano, além de Nova York, já foram desenvolvidas ações nas cidades de Dallas, Washington e New Jersey.

CM

Deixe uma resposta