Punta Del Este recebe primeira certificação UNWTO.QUEST da OMT

1
A certificação foi concedida após um processo que foi retomado em 2015.(Crédito: Uruguay Natural - Ministério de Turismo)

A Organização Mundial do Turismo concedeu a Punta Del Este a certificação UNWTO.QUEST. Foi o primeiro em sua história à gestão de serviços turísticos de um destino. O reconhecimento foi entregue diretamente das mãos do Secretário-Geral da OMT, Zurab Pololikashvili, na semana passada.

Pololikashvili ressaltou que este é o primeiro projeto piloto que foi coordenado com o governo nacional e local. “Implica no reconhecimento de um destino e sua governança que tem sido um sucesso.”

Assim, ainda segundo ele, isso demonstra um grande exemplo de como o setor público e privado podem trabalhar. “Após três anos de processo que consistiu em treinar e melhorar a liderança entre os dois setores para a gestão do destino.”

Durante a cerimônia, aliás, esteve presente a Ministra do Turismo do Uruguai, Liliam Kechichian. Além dela, o vice-ministro de Turismo, Benjamín Liberoff, e o prefeito de Maldonado, Enrique Antía, também marcaram presença.

Mais destaques

Ademais, o Secretário-Geral ainda destacou o importante papel que país vem fazendo nas políticas do setor. Pololikashvili agradeceu ao país pela atuação e promoção do Turismo responsável. Dentre as práticas, está o envolvimento de crianças e jovens como base do Turismo inclusivo e sustentável para todos.

Certificação UNWTO.QUEST

É um selo de qualidade para organizações de gestão de turismo de destino (OGD) desenvolvida pela OMT. O Programa UNWTO.QUEST consiste em uma ferramenta estratégica que permite implementar um processo de melhoria, a fim de aprimorar a gestão interna e contribuir para a competitividade e sustentabilidade dos destinos que representam. Além disso, possui um componente de treinamento que ajuda a atingir os padrões de certificação por meio de programas de treinamento para superar as deficiências identificadas. A certificação tem validade de quatro anos.

Leia mais sobre Destinos.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here