A Qantas revelou detalhes da aeronave de ultralongo curso que planeja operar em voos diretos de Sydney e Melbourne para Londres e Nova York até o final de 2025, à medida que são levantadas questões sobre os benefícios de emissões e prioridades de gastos da companhia aérea.

Confirmando os relatórios que surgiram nos últimos dias, a Qantas anunciou seu mega pedido com a fabricante de aviões europeia Airbus para 12 de suas aeronaves A350-1000. Estes serão executados nos chamados voos “Project Sunrise”, sendo o primeiro a ser entregue em 2025.

A companhia aérea diz que os aviões serão “capazes de voar direto da Austrália para qualquer outra cidade” do mundo, sendo 25% mais eficientes em termos de combustível do que as aeronaves anteriores.

Os aviões de fuselagem larga terão capacidade para transportar 238 passageiros – cerca de 100 assentos a menos do que os concorrentes que voam no A350 – e contarão com “zonas de bem-estar” para os passageiros se movimentarem na cabine, como forma de quebrar o voo ultralongo. voos que chegarão a até 20 horas.

Alan Joyce, chefe executivo disse que o Project Sunrise é “a última fronteira e a solução final para a tirania da distância” e que a cabine dos A350 “está sendo especialmente projetada para o máximo conforto em todas as classes para voos de longa distância”.

A companhia aérea planeja o projeto há anos, com a pandemia atrasando seu lançamento. O serviço projetado de 20 horas de Sydney para Londres se tornaria o voo comercial mais longo do mundo.

Apesar da afirmação da Qantas de que os voos diretos e as novas aeronaves trarão “grandes melhorias nas emissões”, especialistas dizem que os benefícios serão insignificantes.

Atualmente, uma viagem média de ida e volta de Sydney a Londres com escala em Cingapura gera cerca de 3.5 mil quilos de emissões de carbono por passageiro, de acordo com estimativas baseadas em dados da Atmosfair.

Qantas reinicia voos sem escalas entre Londres-Perth

A Qantas adiantou a data de início de seus voos sem escalas de Londres para Perth. Eles deveriam recomeçar em 19 de junho, mas agora começarão a partir de 23 de maio de 2022. A Qantas estava temporariamente usando Darwin como um aeroporto de partida alternativo.