A Qatar Aviation Services (QAS), subsidiária do Grupo Qatar Airways, anunciou sua parceria com a International Air Transport Association (Iata) para se tornar a primeira ground handler global a aderir à nova expansão do Programa de Avaliação Ambiental da Iata (IEnvA) para provedores de serviços terrestres.

O programa IEnvA para serviços terrestres fornece uma estrutura para alcançar a sustentabilidade ambiental em todas as operações terrestres. Aproveitando o conhecimento e a experiência adquiridos com o programa de companhias aéreas, os prestadores de serviços terrestres podem contar com sua orientação definitiva para reduzir seu impacto no meio ambiente e melhorar a saúde e a segurança dos funcionários e da comunidade, mantendo a eficiência operacional.

O CEO do Grupo Qatar Airways, Akbar Al Baker, disse: “Estou orgulhoso de liderar os esforços para criar uma indústria de aviação sustentável. A conscientização da sustentabilidade ambiental em toda a organização é fundamental para o sucesso do Grupo Qatar Airways. Por meio do IEnvA, a QAS poderá demonstrar o valor da compliance ambiental e garantir a sustentabilidade em suas operações.”

O diretor geral da Iata, Willie Walsh, disse: “Estamos muito satisfeitos em contar com a Qatar Aviation Services como a primeira ground handler a ingressar no recém-ampliado programa IEnvA da Iata. A sustentabilidade é um desafio crítico para a nossa indústria. Ao tomar medidas proativas para medir seus impactos e abordá-los em todas as suas operações com a IEnvA, a QAS e o Grupo Qatar Airways apoiarão suas conquistas de sustentabilidade com a certificação ambiental padrão global mais abrangente disponível no setor”.

A Qatar Aviation Services, liderada pelo vice-presidente sênior, Mehmet Murat Nursel, está comprometida em minimizar o impacto ambiental de suas operações, desempenhando um papel fundamental para ajudar o Aeroporto Internacional de Hamad a conquistar sua posição de classe mundial como líder ambiental entre os aeroportos globais. Já o Programa IEnvA é um Sistema de Gestão Ambiental oferecido inicialmente às companhias aéreas, que demonstra equivalência ao padrão de sistemas de gestão ambiental ISO 14001:2015. Além disso, ele fornece uma abordagem estruturada para lidar com o meio ambiente, bem como relatar e mitigar os impactos ambientais.


Leia também: Qatar Airways obtém certificação em Segurança e Saúde Ocupacional