Após o adiamento das edições de 2020 e 2021, a Atout France comemora a realização presencial do Rendez-vous en France 2022 que este ano ocorre em Nantes, no Pays de La Loire (França), entre terça (22) e quarta-feira (23). Embora a organização não ignore o conflito internacional de hoje e os efeitos duradouros da pandemia, entendeu que os profissionais estavam ansiosos para se reconectar e reconstruir ativamente o setor de turismo.

Cerca de 1.500 profissionais do turismo reuniram-se para 668 empresas francesas apresentarem aos operadores turísticos internacionais os produtos turísticos franceses. Nos últimos dois anos, esses produtos foram significativamente atualizados e os fornecedores franceses criaram novas instalações, locais e experiências para atender às novas aspirações dos viajantes, principalmente em torno do desenvolvimento sustentável e serviços digitalizados.

Mais de 600 tomadores de decisão de 57 países participam do Rendez-vous en France 2022, sendo que em 2019 foram 788 profissionais.

A grande maioria (57,5%) é da Europa, principalmente Grã-Bretanha, Alemanha, Itália e Europa Central. No entanto, muitos operadores turísticos vêm também da América do Norte e do Sul (20%) e da Ásia (nomeadamente Coreia do Sul, Japão e Índia). Estão programadas cerca de 20.000 reuniões de negócios entre expositores e operadores turísticos internacionais.

Nesta edição, a Atout France organizou a Rendez-vous en France 2022 em parceria com a Solutions&co (a agência de desenvolvimento econômico do Pays de La loire e a Voyage à Nantes (destino anfitrião do evento).

A Atout France optou por realizar o Rendez-vous en France 2022 no Pays de La loire para promover o destino aos decisores internacionais por meio de 15 viagens de familiarização lideradas por empresas locais. No total, 40 viagens de familiarização foram organizadas por toda a França para 306 compradores e imprensa. O Brasilturis Jornal participou do roteiro Rennes – Nantes.


Leia também


Movimentação dos corredores durante o Rendez-vous en France 2022
Movimentação dos corredores durante o Rendez-vous en France 2022

O plano de recuperação e transformação do turismo na França, que derrubou a obrigatoriedade de apresentar testes negativos de covid-19 para embarque, prevê investimento de 2 bilhões de euros e o Brasil está entre os países que receberão foco em promoção.

Caroline Leboucher, CEO da Atout France, disse que está ocorrendo em Nantes, Pays de La Loire, que o plano de recuperação e transformação do turismo na França, após a pandemia, prevê o investimento 2 bilhões de Euros para consolidar a França como o principal destino turístico do mundo e também referência em turismo sustentável.

O plano tem cinco eixos: conquistar e reconquistar a força de trabalho e os talentos; reforçar a resiliência do setor e apoiar o aumento da qualidade da oferta; promover e desenvolver os ativos turísticos franceses; responder aos desafios de transformar o setor; promover a França como destino e consolidar a sua participação de mercado.

  • O foco 1, segundo Caroline, será a revisão da classificação das acomodações que, em 2022, vai considerar as maiores demandas dos anos recentes que foram acelerados pela crise sanitária- sustentabilidade, digitalização e inovação.
  • O foco 2 será a transformação tecnológica do setor, com apoio às startups e scaleups de turismo.
  • O foco 3 será o de observação do turismo na França. Será criada uma plataforma inovadora para mapear e entender o fluxo de turistas, padrões e jornadas, medir impactos ambientais e sociais do turismo e orientar a transição para o turismo sustentável, antecipar as expectativas dos clientes, desenhar novos modelos de negócios.
  • O foco 4 é o da promoção, que terá 10 milhões de euros de orçamento. Por fim, o foco 5 será nos grandes eventos que estão programados para os próximos anos – o campeonato de ski Courchevel Meribel 2023, A copa do mundo de Rugby 2023, e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2024.