República Dominicana instaura E-Ticket obrigatório na entrada e saída

Para facilitar a transição entre o papel e a plataforma online, até 31 de março, as autoridades da República Dominicana irão os dois formatos

republica dominicana
Foto: reprodução

Nesta quarta-feira (3), a República Dominicana anunciou a obrigatoriedade do E-Ticket na entrada e saída do país a partir de 1 de abril. Trata-se de uma plataforma digital que substitui Cartão Internacional de Embarque e Desembarque, o Formulário de Declaração de Alfândegas e a Declaração Juramentada de Saúde do Viajante.

“Desde que lançamos o E-Ticket, em novembro de 2020, realizamos vários testes e recebemos valiosos feedbacks dos passageiros que utilizaram o formulário digital. Promovemos mais de 500 capacitações e treinamentos, além de melhorias e atualizações na plataforma, para garantir que, a partir do dia 1º de abril – quando será obrigatório o preenchimento digital – não haja nenhum contratempo”, informou David Collado, ministro de turismo da República Dominicana.

O Mitur também apresenta um guia rápido com cinco perguntas frequentes e suas respostas para que os viajantes estejam preparados para a sua próxima viagem à República Dominicana. Confira a seguir:

1. Onde é possível encontrar o E-Ticket e como deve ser preenchido?

Para acessar a plataforma do E-Ticket, é necessário acessar o link disponível em sete idiomas, incluindo o português. O formulário irá solicitar informações gerais, como número do passaporte, endereço residencial e também onde o viajante irá se hospedar durante a visita à República Dominicana, além de informações de alfândega e declaração de saúde.

Ao finalizar, o sistema irá gerar um QR code, que deve ser guardado para apresentar às autoridades dominicanas no aeroporto. Os passageiros devem ainda completar o formulário para entrada e saída, o qual irá gerar dois QR codes.

 No entanto, apenas será necessário apresentar o código de entrada, podendo ser impresso ou em uma captura de tela pelo celular. O código gerado para o formulário de saída é apenas uma confirmação de que os dados foram inseridos corretamente.

2. Para viagens em famílias, é necessário preencher um formulário para cada viajante?

As famílias que viajam juntas podem preencher apenas um formulário com os dados de todos os membros do grupo (até sete pessoas no total). Os adultos devem preencher todos os formulários, enquanto as crianças não precisam apresentar aqueles voltados à alfândega. Ao finalizar, será gerado um QR code único para o grupo familiar.

3. O que acontece se o formulário não for preenchido antes da viagem?

Recomendamos que seja preenchido a partir de 72 horas antes do voo. Mas os aeroportos da República Dominicana disponibilizam internet Wi-Fi gratuita, o que facilita o preenchimento do formulário a partir de qualquer dispositivo com capacidade de acesso à rede sem fio. É imprescindível completar o formulário antes de passar pela Imigração.

4. O que acontece se, após o preenchimento do formulário, os planos de viagem mudarem?

Não será possível alterar os dados já enviados. Sendo assim, será necessário preencher o formulário novamente. Será considerado apenas o último formulário enviado por viagem.

5. Onde obter mais informações?

Há um vídeo explicativo e respostas para outras perguntas frequentes disponíveis em espanhol e inglês no link.

Deixe uma resposta