Retomada do turismo na região de Nova Lima (MG) é apoiada por MTur

Na última sexta-feira (29) o assunto foi a retomada da região após rompimento de barragens na região de Macacos

0
Ministro se reuniu com lideranças do trade turístico local. Foto: Roberto Castro/MTur

O turismo na região de Nova Lima (MG) receberá apoio do Ministério do Turismo. Na cidade, aliás, estiveram reunidos representantes do trade e o ministro da pasta. Na última sexta-feira (29) o assunto foi a retomada da região após rompimento de barragens na região de Macacos.

O grupo pede apoio ao MTur para mostrar que tanto Macacos quanto Brumadinho podem manter a atividade do setor. Isso deverá ser feito por meio de campanhas de marketing e divulgação na mídia. Além disso, é solicitado um crédito para capital de giro, medida já apoiada pelo Ministério.

“Precisamos de um grande planejamento de resgate da região. É necessário um plano de trabalho até que haja uma situação definitiva. Isso deve envolver o Ministério do Turismo, o município, a Vale, a Defesa Civil e o Ministério Público. Com esse plano, podemos inclusive trabalhar o possível apoio de outros ministérios que lidam com a questão, no sentido de ajudar na superação do quadro atual”, sustentou Álvaro.


LEIA MAIS:
+ Teté Bezerra pede exoneração do Embratur em carta enviada ao MTur
+ Goiás receberá aporte do Sebrae, Embratur e Ministério do Turismo
+ MTur lançará campanha focada na isenção de vistos a turistas

 

Comprometimento com a região

Participantes do encontro elogiaram a disposição do ministro em reunir os atores envolvidos na busca pela solução do impasse. Rosana Bittermann, idealizadora do Instituto Sebastião, aliás, agradeceu a presença de Marcelo Álvaro. “Em 63 anos que moro em Brumadinho, é a primeira vez que um ministro vem a Macacos e tem um olhar pra nossa região, pra não deixar nossa região ser destruída”, disse, sensibilizada.

O vice-prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez, também considerou fundamental o envolvimento do ministro. “Foi um pontapé inicial muito bem dado. Ele, inclusive, conduziu tudo com muita seriedade e compromisso, envolvendo importantes atores. Eu acho que, a partir de hoje, vamos começar a avançar na reconstrução da região”, frisou.

Já a gestora de Turismo da Prefeitura Municipal, Fabiana Giorgini, destacou que a ajuda de Marcelo Álvaro. Ele, assim, poderá contribuir para reverter a excessiva dependência do município do setor de extração mineral.


Leia também:
–  Portugal manterá condições de viagens para britânicos mesmo com Brexit
6 razões para visitar o Alentejo, em Portugal, na primavera

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here