Reunião da Aviesp na Baixada Santista reuniu 23 agências para esclarecimentos

Por: Caio Salles

Ontem, dia 22, foi realizado em Santos (SP), uma reunião entre a Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp) e os agentes de viagens onde foram discutidas temáticas como “associativismo” . Trinta e cinco pessoas de 23 agências permaneceram no encontro por mais de três horas ouvindo e questionando o papel da Aviesp, a atuação política da entidade, os instrumentos de consultas aos quais os associados têm acesso, a importância de ser associado e os benefícios que a entidade proporciona.

 

“Para os diretores presentes está reunião é histórica”, salientou o presidente da Aviesp, Marcelo Matera, diante da transparência que caracterizou o encontro. A Nascimento, que está em recuperação judicial e a Flytour, que promoverá um feirão na cidade, foram dois temas que ganharam enfoque especial.

 

Matera destacou que a entidade há muito tempo disponibiliza ferramentas para que os agentes consultem a vida financeira dos fornecedores. No caso específico da Nascimento, a consulta realizada dias antes revelava que nada constava que desabonasse a operadora. “A Aviesp não dispõe de informações privilegiadas. Somos agentes como vocês, que se unem para buscar melhores condições de trabalho”, destacou ele.

 

A Aviesp, contudo, enviará um ofício à Braztoa solicitando às operadoras uma maior transparência na relação comercial com as agências de viagens. O Feirão que a Flytour promoverá em Santos, no mês de outubro, foi quase um consenso entre os agentes que não participarão por não concordarem com o operacional do evento, já que o nome de suas agências não poderá aparecer e a comissão será reduzida. Matera se comprometeu a intermediar uma nova reunião do grupo de Santos com a Flytour.

 

Todos os diretores que participaram da reunião – Marcelo Matera(presidente), Sebastião Pereira (secretário), Daniel Biancareli (tesoureiro), o presidente do Conselho Deliberativo, Marcos de Lucas; o regional de Santos, Orlando Pereira dos Santos; além do consultor jurídico da entidade, o advogado Marcelo Oliveira – pontuaram a importância de os agentes não associados ingressarem na Aviesp.

 

Na avaliação dos agentes, os benefícios oferecidos aos associados da entidade foram apresentados de forma esclarecedora.  As capacitações,  a Expo de Negócios em Turismo e o Seminário AVIESP, que abrem amplas possibilidades de networking e capacitação, também foram destacados pelos diretores.

 

“Foi um momento muito produtivo. Não houve animosidade entre os agentes. Tivemos três horas de reunião e ninguém deixou a sala! A Aviesp nos ouviu. Acho que a entidade realmente pode nos representar”, ressaltou a representante da Stanfer Turismo, Inês Mello.

 

 

 

CS

Deixe uma resposta