Rio de Janeiro é escolhido como primeira capital mundial da Arquitetura

Rio de Janeiro e sua mistura de arquitetura, mar e cultura. (Foto: Paulo Vitor/Prefeitura do Rio de Janeiro)

A cidade do Rio de Janeiro acaba de ser escolhida como a primeira capital mundial da Arquitetura. A Unesco anunciou a oficialização na última sexta-feira (18), em Paris.

Assim, o Rio irá sediar, em julho de 2020, o 27º Congresso Mundial de Arquitetos. O evento é promovido pela União Internacional dos Arquitetos (UIA) e organizado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB).

Ademais, o maior fórum global do gênero, o evento será realizado pela primeira vez no Brasil. O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, avalia que o reconhecimento impulsiona o trabalho de promoção da cidade no exterior.

“O Rio de Janeiro é uma das principais portas de entrada de visitantes estrangeiros no Brasil. E eventos como este, somados aos inúmeros atrativos da cidade, contribuem para a consolidação do Rio como um grande polo do receptivo internacional”, avalia.

Arquitetura no Rio de Janeiro

O título realça o valor arquitetônico da cidade, repleta de construções coloniais e de obras de mestres como Oscar Niemeyer. O prefeito Marcelo Crivella observa que a decisão da Unesco favorece a preservação de patrimônios.

“Além da visibilidade internacional, teremos a oportunidade de ampliar a relação de pertencimento dos moradores da nossa cidade com o seu patrimônio histórico e arquitetônico”, vislumbra.

Além disso, a expectativa é que, com o Congresso, o Rio busque modelos urbanísticos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Para o governador Wilson Witzel, o título estimula o uso de áreas públicas como plataforma de inclusão.

“Foi recebido com muita felicidade, mas também nos traz a responsabilidade de trabalhar arduamente, com as outras esferas administrativas, para ajudar a desenvolver o Rio de Janeiro, tornando-o mais inclusivo para os seus cidadãos”, aponta.

Leia mais sobre Destinos.

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui