Rio Grande do Norte realiza pesquisa de experiência turística

Cursos gratuitos de capacitação dos trabalhadores estão sendo desenvolvidos pelo Senac-RN, por meio de uma parceria entre o Governo do Estado do RN e a iniciativa privada

Ana Maria Costa, secretária de turismo do Rio Grande do Norte
Ana Maria Costa, secretária de turismo do Rio Grande do Norte (Foto: Felipe Lima)

Entre os dias 14 a 27 de maio, a empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) do Rio Grande do Norte realizou a segunda fase da pesquisa “O Turismo do RN no contexto da Pandemia”. O estudo com abrangência estadual visa entender a experiência do segmento durante a pandemia da covid-19.

“Estamos trabalhando na consolidação do Plano de Retomada do Turismo do RN, as pesquisas foram a primeira etapa para conseguirmos fazer um panorama da situação dos negócios. Sabemos que não é um cenário fácil, teremos longos meses de muito trabalho pela frente, mas podemos constatar a importância de criar um protocolo sanitário exclusivo para nosso estado”, pontua Aninha Costa, secretária de Turismo.

69% dos respondentes informaram como prioridade para o Plano de Retomada do setor, medidas e protocolos sanitários.  60% concordam com um manual sanitário, o qual alegam que transmitirá segurança.

Participaram do estudo 450 respondentes dos cinco polos turísticos do Estado, dentre meios de hospedagem, entidades do trade, bugueiros, condutores, guias de turismo, agentes de viagens, operadoras, setor de alimentos e bebidas, agências de receptivo e locadoras de veículo.

“Esse é um trabalho que será contínuo, precisamos acompanhar, por meio de inteligência comercial, o cenário local, nacional e internacional e com isso traçar estratégias de atuação para contribuir com a retomada efetiva do setor. Acreditamos que compartilhar as pesquisas com o trade do RN irá colaborar com o processo de tomada de decisão de gestores públicos e privados”, esclareceu o presidente da Emprotur, Bruno Reis.

Cursos gratuitos de capacitação dos trabalhadores estão sendo desenvolvidos pelo Senac/RN, por meio de uma parceria entre o Governo do Estado do RN e a iniciativa privada; sendo representada pela a

  • Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RN);
  • Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav-RN);
  • Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-RN);
  • Natal Convention;
  • Sindicados de Hotéis, Restaurantes e Similares (Shrbs-RN);
  • Sindicato de buggy (Sindbuggy-RN);
  • Empresas de Turismo (Sindetur);
  • Guias de Turismo (Singtur);
  • Fecomércio.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui