O Rio Innovation Week, evento de inovação e tecnologia que aconteceu até domingo (16) no Jockey Club do Rio de Janeiro, discutiu o tema “Destinos Inteligentes”, na tarde de sexta-feira (14).

O painel que aconteceu no Turistech Zone, espaço dedicado especialmente ao Turismo contou com a participação de Gustavo Tutuca, Secretário de Turismo do Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Jucelia Carvalho, CEO da Smart Tour, Luana Emmendoerfer, Diretora de Estrategia e Inovação da Santur, Marta Poggi, Sócia da Strategja Consultoria e Patricia Albanez, Gestora de Turismo do Sebrae-PR.

Gustavo Tutuca reforçou a importância do projeto “Destinos Turísticos Inteligentes” lançado na tarde de 13/01 no próprio Rio Innovation Week e defendeu a total digitalização das informações colhidas pelos hotéis no momento do check in.

“É muito difícil no setor do turismo a gente tomar decisão em tempo real por não termos dados e informações. A gente fica feliz com a fala do ministro do turismo Gilson, que teve aqui com a gente ontem em que ele diz que quer abolir com as fichas impressas nas recepções dos hotéis”, disse o secretário.

“É inadmissível a gente ter no ano de 2022 ainda ter que conviver com aquelas fichas de papel, e pior do que isso, nós gestores de turismo e todo o trade, não termos acesso a essas informações. Não temos nem a velocidade da informação colhida ali e nem acesso para tomarmos decisão. Então esse projeto já é um avanço enorme”, salientou Tutuca, reforçando ainda importância das parcerias entre os destinos no quesito tecnologia e informação.

“Estamos em parceria com o governo de Minas Gerais, fomos buscar um termo de cooperação com eles com relação a plataforma de turismo integrada desenvolvida pela Setur-MG e estamos fazendo uma adaptação para a nossa realidade em parceria com o Proterj. Nossa ideia é que a plataforma já esteja disponível no segundo semestre pronta para que os destinos do estado do Rio de Janeiro possam alimentá-lo com o maior número de informação possível”, finalizou Tutuca.