Riotur recebe representantes de escritórios internacionais da Embratur

Por: Chris Flores

A aproximação do trade turístico do Rio de Janeiro com a Embratur já começa a render frutos. Após a reunião entre o presidente Vinícius Lummertz e autoridades do segmento na sede da Riotur, no mês passado, já se consolida a primeira ação idealizada no encontro: pela primeira vez, irá ocorrer a vinda de um grupo de representantes de dez EBTs (sigla para Escritórios Brasileiros de Turismo da Embratur), com uma extensa agenda de reuniões e visitas técnicas pela cidade. O intuito é capacitar esses representantes para venderem melhor o Rio como destino olímpico, já de olho também na captação de eventos para o período pós-evento.

 

Localizados na América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia, os EBTs são ferramentas de inteligência comercial que atuam no relacionamento com a cadeia produtiva do turismo em mais de 20 mercados emissores internacionais de turistas para o país.Seu papel é apresentar o Brasil e provocar agendas de familiarização com o destino.

 

Na programação, que vai até a próxima quarta, dia 29, estão listados diversos encontros com as autoridades locais que atuam no segmento e uma intensa agenda de visitas a locais estratégicos na cidade, com foco principal na Barra da Tijuca e na zona portuária.

 

A chegada do grupo ocorreu ontem à noite, dia 26, e houve um coquetel de boas-vindas oferecido pelas Secretarias de Turismo do município/Riotur e Estado/TurisRio, em que foi feita uma apresentação do Rio CVB e da RIOGaleão.

 

O primeiro dia de visitas técnicas, realizado hoje, dia 27, é dedicado à Barra. Os representantes dos EBTs realizam um voo panorâmico, uma visita ao Riocentro, um sightseeing pela orla e pelo Parque Olímpico e visitam dois hotéis, Grand Mercure e Windsor Barra. Neste último, terão um encontro com o secretário de Turismo da cidade, Antonio Pedro Figueira de Mello, que fará uma explanação sobre os investimentos que a cidade vem recebendo com foco na Olimpíada, principalmente os voltados para o setor de turismo e hotelaria.

 

No dia seguinte, a agenda inclui visitações ao Maracanã, ao Centro de Convenções Sulamérica, ao Centro de Operações Rio e à Empresa Olímpica Municipal – onde assistirão a uma apresentação sobre as ações com as Câmaras de Comércio, feita pelo presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Paulo Protásio; e sobre os jogos olímpicos e paralímpicos, feita pelo presidente da Autoridade Pública Olímpica, Marcelo Pedroso. O tour continua pela zona portuária e termina na Lapa.

 

O último dia começa com um café da manhã com o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, mantenedores do Rio Convention & Visitors Bureau (RioCVB) e jornalistas associados à Associação de Correspondentes de Imprensa Estrangeira, em Copacabana. O grupo almoça numa churrascaria do bairro antes de voltar aos hotéis em que estão hospedados para finalizar os detalhes de check-out.

 

“Estamos trabalhando fortemente para fazermos uma grande Olimpíada e aumentar o fluxo de turismo, tanto interno quanto externo.  A cidade vem se profissionalizando e é fundamental esta parceria com a Embratur para aproveitarmos melhor esta janela de oportunidade aberta com a realização dos Jogos Olímpicos para apresentarmos nossa cidade para o mundo. O Rio hoje conta com uma estrutura de ponta para receber todo tipo de evento, congresso ou feira, com espaços altamente funcionais e hotelaria moderna. É um grande passo que estamos dando para a promoção e a divulgação do Rio no exterior”, afirmou Figueira de Mello.

 

 

CF

Deixe uma resposta