Riviera Maya: ficar no Grand Velas ou no Hotel Xcaret?

0
Vista aérea do Grand Velas e do Xcaret (Fotos: Divulgação)
Vista aérea do Grand Velas e do Xcaret (Fotos: Divulgação)

Escolher um resort na Riviera Maya pode ser uma tarefa difícil em meio a tantas opções disponíveis ao longo do litoral. Praticamente todos oferecem a combinação de localização “pé na areia” e sistema all-inclusive, que seriam mais do que suficientes pra agradar qualquer hóspede em férias. Um olhar mais atento, entretanto, mostra que cada resort tem características únicas.

Duas boas indicações são o Grand Velas Riviera Maya e o Hotel Xcaret Mexico. Os empreendimentos se assemelham na estrutura e qualidade dos serviços, mas que operam de maneira distinta. Enquanto o primeiro investe cada vez mais em experiências intimistas, o segundo dá andamento a um ambicioso plano de expansão.

Anita Hernández, do Hotel Xcaret
Anita Hernández, do Hotel Xcaret

O empreendimento, fundado pelos responsáveis do parque de mesmo nome na Riviera Maya, foi aberto no fim de 2017. “Estamos realizando campanhas em todo o mercado latino-americano, com uma agência dedicada para o continente e estamos tendo uma resposta muito positiva do Brasil”, apontou Anita Hernández, porta-voz do grupo.

Os planos futuros incluem a abertura de outras 11 propriedades nos próximos 10 anos, somando 6 mil quartos ao portfólio, com investimento de US$ 2,5 bilhões. “Os hotéis que queremos abrir terão tamanhos e estilos diferentes, para atender todos os tipos de públicos, sempre tendo o toque do Xcaret”, destacou Anita.

Casa de la Playa, o primeiro deles, deverá ser inaugurado em dezembro deste ano e já está com reservas abertas. A propriedade de ultra-luxo é composta por 63 vilas e consumiu U$ 83 milhões.

Jorge Ruiz e Ary Iturralde, do Grand Velas

O Grand Velas segue em outra linha e conta, inclusive, conta com uma consultora exclusiva para a realização de casamentos, comandada por Ary Iturralde. De acordo com ela, apenas na propriedade de Riviera Maya, ocorrem 25 cerimônias ao ano, com quantidade variada de convidados. A maior teve 1,2 mil participantes.

A especialista destacou os olhares atentos do grupo para os casais do Brasil. “O brasileiro procura por um clima parecido, a diversidade e atividades oferecidos em todo o resort e o carinho latino que é familiar para ele”, apontou.

Acomodação

Uma das suítes do Grand Velas
Uma das suítes do Grand Velas

O Grand Velas aposta em três estilos diferentes. Ao todo, são 539 quartos divididos em três complexos (Grand Class, Ambassador e Zen) com duas categorias em cada área, além de uma suíte presidencial na área Grand Class.

Os dois primeiros são a visão clássica dos resorts de Riviera Maya, com quartos que incluem extensas varandas e vista para o mar. No interior, um grande espaço com camas queen-size (uma ou duas dependendo da categoria casal/individual ou família) e um toalete, com banheira, maior que muitas salas de estar.

Porém, o destaque do Grand Velas está no complexo Zen. “Aqui buscamos oferecer mais contato com a natureza. É uma área mais requisitada por hóspedes asiáticos que tendem a valorizar mais esse tipo de ambiente”, afirmou Jorge Ruiz, gerente júnior de tours e viagens para a América Latina. Não é pra menos.

O local, inclusive, fica em um espaço mais afastado da praia e dos complexos Grand Class e Ambassador. O transporte de vans do resort, disponível 24 horas, leva cerca de 5 minutos (ou 15 minutos a pé) para transitar entre os ambientes. Tudo para oferecer um ambiente mais calmo e intimista, encoberto por vegetação local.

Um dos quartos do Xcaret
Um dos quartos do Xcaret

O Hotel Xcaret aposta em modernidade, tanto nas áreas comuns quanto nas acomodações. A disposição e a tecnologia oferecida nos 900 quartos disponíveis, divididos em quatro categorias (Suites, Junior Suites, Swim Up e Master Suite), é o que mais chamam a atenção.

Além de ter tomadas por todos os lugares, dos sistemas touch para chamar o serviço de quarto ou conferir a agenda do dia, o Xcaret oferece pulseiras impermeáveis para identificar os hóspedes. Assim, mesmo na piscina, restaurantes, spa ou lojas, não há necessidade de se preocupar em deixar o cartão de acesso para trás.

Os quartos contam com um desenho que foge do tradicional. Na categoria mais básica, a divisória fica apenas na área do chuveiro e no ambiente do vaso sanitário. Banheira, pia e espelhos são integrados ao mesmo ambiente, passando a impressão de um local mais amplo.

Gastronomia

Nesse quesito, os dois hotéis se assemelham bastante. Além dos variados bares, o Grand Velas conta com oito restaurantes, de culinárias francesa, italiana, mexicana (fazer uma refeição no Frida é mandatório), asiática e um self-service variado. O Xcaret conta com 10 locais de refeição tão variados quanto os do concorrente, fora os bares.

Restaurante de Cozinha Molecular do Grand Velas
Restaurante de Cozinha Molecular do Grand Velas

O destaque do Grand Velas é o Cocina de Autor e sua culinária “molecular”. O restaurante tem classificação de cinco diamantes. O estilo não aposta em pratos requintados ou grandes quantidades, mas sim na experiência, que é uma palavra muito utilizada e que virou clichê, especialmente no turismo. Porém, é o conceito que melhor descreve uma refeição no local.

Composto por 10 “micro-pratos”, o jantar surpreende desde a apresentação até os variados sabores. Cada prato conta com um gosto diferente e que complementa o anterior. A maioria pode ser devorada em 30 segundos, mas os comentários sobre as diferentes sensações serão o assunto da mesa ao longo da noite. Só provando para saber.

Restaurante Mercado do Xcaret (Foto: Divulgação)
Restaurante Mercado do Xcaret (Foto: Divulgação)

No Xcaret, o Mercado de la Merced traz tudo que compõe  a tradicional culinária mexicana. Com decoração que remete aos mercadões do país, o espaço self-service traz desde as tortillas de tacos, às pimentas mais picantes (cuidado com a Habanero), até ingredientes e pratos mais comuns da cozinha norte-americana (os maiores emissores de hóspedes).

Entretenimento

O hóspede do Xcaret pode navegar de caiaque na piscina natural do hotel
O hóspede do Xcaret pode navegar de caiaque na piscina natural do hotel

O Hotel Xcaret comercializa o pacote “all fun inclusive” que inclui todos os parques do complexo no valor da estada, com direito a acesso e transfer gratuito para as experiências. Conta, ainda, com bares que funcionam até altas horas e que, com um pouco de música, se tornam verdadeiras baladas com pista de dança, atraindo o público mais jovem. Definitivamente, o Xcaret não deixa a desejar.

Piscina do complexo Zen do Grand Velas
Piscina do complexo Zen do Grand Velas

O Grand Velas, em contrapartida, aposta na tranquilidade. Não que as noites nos bares não possam ficar mais agitadas (o karaokê que o diga), mas o perfil intimista e familiar do resort se traduz em uma experiência relaxante.

Não há demérito em dizer que o maior entretenimento do Grand Velas é curtir uma praia pela manhã, passar a tarde no circuito do Spa – considerado um dos 30 melhores do mundo em 2018 pelo guia de viagens da Forbes – e aproveitar o melhor da cozinha à noite.

Localização

Ruas de Playa Del Carmen
Ruas de Playa Del Carmen

Um dos grandes trunfos dos dois locais é a localização. Ambos ficam a 15 minutos de carro de Playa Del Carmen, a principal cidade de Riviera Maya. Além disso, em menos de uma hora o visitante pode chegar há Cancún, o que propicia a combinação de visita a sítios arqueológicos com o agito da noite caribenha.

Conclusão

A escolha do resort deve ser cuidadosa, seguindo o perfil da viagem e dos viajantes. Para família com crianças pequenas, casais de idade mais avançada ou para quem quer mais privacidade o Grand Velas é uma opção mais atraente pela tranquilidade e graças ao espaço infantil instalado no complexo Ambassador.

Para grupos de jovens, casais novos e famílias com crianças maiores ou adolescentes, o Xcaret traz mais flexibilidade e opções de entretenimento.

Serviço

Grand Velas Riviera Maya

www.rivieramaya.grandvelas.com

Hotel Xcaret Mexico

www.hotelxcaret.com

Viagem realizada a convite da CPTM e da Copa Airlines com seguro Affinity e dados móveis Flexiroam X

Leia mais sobre Hotelaria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here