Roberto Bertino reforça posicionamento da Nobile durante pandemia

Roberto Bertino, fundador e presidente da rede Nobile Hotels, lembrou da necessidade de manter a resiliência em meio a este cenário

Roberto Bertino
Roberto Bertino, fundador e presidente do Grupo Nobile. Foto: reprodução

Este mês, a pandemia completou um ano. As mudanças foram significativas na vida de todo mundo e o Turismo é visto como dos mercados mais impactados. A hotelaria, por exemplo, foi forçada a suspender suas atividades por um período e retomar só com protocolos bem estabelecidos e de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

A Nobile Hotels foi uma das redes impactadas e que teve de se readequar ao momento. Roberto Bertino, presidente do grupo, divulgou uma carta falando um pouco sobre essas mudanças e lembrou a necessidade em manter a resiliência em meio a este cenário. Confira a carta na íntegra:

Prezados Investidores, Colaboradores e Parceiros,

Em nome do Grupo Nobile, esperamos que estejam bem e com boa saúde.

E agora!? Diante do lockdown, esta é a pergunta que todos estão fazendo com o objetivo de colher informações à tomada de decisões num cenário que ainda se apresenta turbulento e imprevisível.

Há exatamente um ano estamos enfrentando os efeitos da Pandemia do covid-19. É sabido que a cadeia produtiva do turismo foi uma das primeiras a sofrer e uma das últimas que irá se recuperar. No setor hoteleiro, mais especificamente, estamos há um ano atuando com baixa ocupação, diária média em queda, custos e despesas em ascensão e consequente escassez de recursos financeiros no caixa com necessidade de aportes, salvo raríssimas exceções.

Fizemos o dever de casa! Aperfeiçoamos os nossos protocolos de segurança e saúde de tal forma a cuidarmos dos nossos colaboradores e clientes; adotamos medidas de austeridade que reduziram o nível de ponto de equilíbrio nas operações, sempre fazendo mais com menos; ajustamos nossa estratégia comercial executando planos de ação de vendas e marketing ainda mais digitais, sempre com o objetivo de incremento de vendas diretas e redução do comissionamento a terceiros; suspendemos parte de nossas operações, naqueles mercados em que o nível de contágio estava elevado, o que não se demonstrou eficaz, pois a reabertura foi mais penosa e dolorosa. E, a se considerar uma crise sem precedentes como esta que estamos a enfrentar, entre erros e acertos, digo que os acertos foram, em muito, superiores aos erros.

Respondendo à pergunta do início deste texto, agora, é manter a resiliência e a diligência; a manutenção dos protocolos para a segurança dos nossos colaboradores e clientes; a austeridade no uso dos recursos; a comunicação transparente com nossos investidores, colaboradores e parceiros para a resistência e manutenção dos negócios na retomada; e, principalmente, a qualidade dos serviços, com sorriso no rosto, para que os nossos clientes voltem e nos garantam comentários positivos e elevada reputação on-line. AGORA, sabemos que dependemos da vacina, pois quanto antes imunizada a população mais rapidamente seguiremos na retomada.

Agora, é visitar os indicadores dos meses do início da pandemia, pois já temos subsídios que nos permitem a elaboração de um fluxo de caixa mais preciso para os próximos três meses, identificando a necessidade de aporte, que, se necessário, deve ser o mais baixo possível. Agora é manter a fé e resistir, pois nos demonstramos muito mais fortes do que pensávamos ser.

Estamos conscientes do nosso papel enquanto hoteleiros em manter a sobrevivência e sustentabilidade dos negócios, garantindo a saúde dos nossos colaboradores, clientes e parceiros.

O Comitê de Crise para enfrentamento do Covid-19 da Nobile continua trabalhando arduamente, prestando suporte, informando, instruindo, treinando, controlando e diligenciando as rotinas junto aos líderes e equipes dos empreendimentos sob nossa gestão, licenciados e associados, sempre priorizando a saúde dos nossos funcionários, clientes e parceiros, com os quais temos mantido uma comunicação constante e transparente.

Registro meus sinceros agradecimentos aos nossos Investidores pela confiança em nós depositada, aos nossos colaboradores pelo engajamento e trabalho frutuoso e aos nossos fornecedores e parceiros pela crença em nossa proposta de trabalho. Teremos meses desafiadores à frente, mas juntos afrontaremos com a máxima confiança.

A todos o meu cordial abraço.

Vamos em frente!

Roberto Bertino
Fundador e Presidente
Nobile Hotels & Resorts

Deixe uma resposta