Salão de Turismo do Rio de Janeiro é encerrado no último domingo (25)

O evento reuniu atrativos e apresentações culturais dos 92 municípios que formam o estado fluminense

0
Governador Wilson Witzel e Secretario de Estado de Turismo Otavio Leite

Neste domingo (25), foi encerrado o Salão de Turismo do Rio de Janeiro, evento que retorna após oito anos ao destino. A ação foi sedada no Armazém 2 do Píer Mauá, desde a última quinta-feira (22), e visou oferecer uma viagem pelos atrativos turísticos das 92 cidades fluminenses sem sair da capital.

De acordo com Wilson Witzel, governador do Rio de Janeiro, a feira é uma das iniciativas estratégicas de governo para retomar o crescimento turístico no Estado. “Por meio da Secretaria de Turismo, retomamos esse salão, em parceria com a Fecomércio, que investiu mais de R$ 1 milhão. O estado investiu cerca de R$ 400 mil”, declara.


LEIA MAIS
+ Salão de Turismo do RJ começa com atrações nesta quinta (22)
+ Salão de Turismo do Rio de Janeiro conta com apoio da FBHA
+ 18° Salão São Paulo de Turismo começa nesta quinta (27)

Otavio Leite, secretário de Turismo do Rio de Janeiro, reforça que o governador é o incentivador principal da atividade. “A frase mais usada pelo Witzel sempre foi ‘o turismo é o novo petróleo do estado’. Só temos a agradecer esse entendimento da importância do setor”, complementa o executivo.

Salão de Turismo: segundo dia

O segundo dia do evento recebeu a visita de vários grupos de estudantes de escolas técnicas de turismo. Os alunos assistiram palestras e apresentações culturais e recolheram material promocional das regiões turísticas.

“É fundamental que os estudantes de turismo possam participar de eventos como o Salão de Turismo, onde o aprendizado é aprofundado, dúvidas são esclarecidas e muitos contatos são feitos. É também a oportunidade muito fértil para os profissionais do meio se atualizarem”, ressalta o secretário.

Durante o dia, houve apresentação da Orquestra Sinfônica da Baixada Verde. Entre as atrações culturais, houve, também, Canarinhos de Petrópolis, Coral Indígena, Jongo, Ciranda e Chorinho. Ainda sobre a parte cultural, o espaço de artesanato contou com diversos produtos, como bijuterias, bolsas e bonecas, que proporcionaram aos visitantes a possibilidade de saírem com algumas lembranças de algumas cidades.

Além disso, o Fecomércio RJ, o Sesc RJ e o Senac RJ abordaram as iniciativas desenvolvidas em prol do turismo fluminense. O Senac RJ apresentou seu portfólio de soluções educacionais e os resultados da capacitação profissional nas aéreas de Turismo, Hotelaria, Gastronomia e Eventos e destacou as ações dos Comitês Técnicos Setoriais do Turismo, levantando demandas e necessidades dos empresários e instituições públicas e privadas que atuam no segmento.

Já o Senac RJ mostrou os resultados de suas ações de Turismo Social, ações de turismo emissivo e receptivo que atuam em prol do desenvolvimento do turismo do estado e das unidades hoteleiras. “Temos o maior prazer em participar do Salão Estadual de Turismo e, ao lado das associações que formam o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade, fortalecer essa iniciativa tão importante para jogar luz sobre os atributos turísticos”, declara Antonio Florêncio de Queiroz Junior, presidente da Fecomércio RJ.

Último dia

O dia de encerramento foi marcado com apresentações de Dança Cigana, de São João de Meriti; Roda de Jongo, de Mangaratiba e de Quissamã; Folia de Reis, de Paty do Alferes; Dança Típica Alemã, de Nova Friburgo; Show Viva Gonzaga, de Miguel Pereira;  e, para fechar o Salão Estadual de Turismo 2019, a Escola de Samba Grande Rio. Na varanda do Armazém, a capoeira de Paty do Alferes; o Circo Saltimbanco de Itaguaí; apresentações de dança de Três Rios e Itaboraí; e os seresteiros de Conservatória, vão garantir a animação.

A ação continuou sendo uma ótima oportunidade para aqueles que estavam programando a sua próxima viagem, com técnicos de cada cidade do interior dando informações necessárias a respeito de infraestrutura, passeios e atrativos. A possibilidade de levar lembrancinhas da feira também continuou e fez parte do último dia da ação.


Leia Também:
– JPA Travel Market recebe o triplo de passagens AD90 pela Gol
– 7º Motel Design de São Paulo mostra novo conceito de suítes
– Experiência Braztoa Sul 2019 tem programação divulgada; confira

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here