Salvador ganhará novo Terminal Marítimo

Por: Camila Oliveira

 

O Ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República, Leônidas Cristino, o governador Jaques Wagner junto com o presidente da Companhia de Docas da Bahia, José Rebouças, e demais autoridades políticas, participaram da cerimônia de assinatura para o início imediato das obras do Terminal Marítimo de Passageiros de Salvador, realizada na manhã de hoje, dia 11.

 

Além de uma vista panorâmica para a Baía de Todos os Santos com áreas de lazer e entretenimento, o novo Terminal contará com espaços para check-in e check-out, alfândega, área de despacho de bagagens, espaço de convivência e local para instalação dos postos de órgãos ligados às atividades portuárias.

 

De acordo com Cristino, que na oportunidade também lançou o edital de licitação para a obra de ampliação do quebra-mar do Porto de Salvador, a iniciativa faz parte de um programa do Governo Federal que visa agilizar e otimizar o trabalho nos Portos Brasileiros.

 

“Essa ação é um legado para o turismo baiano, que vai dar um terminal digno à cidade-sede da Copa do Mundo. Além de servir como um ponto turístico, o Porto é um ponto importantíssimo de desenvolvimento. O quebra-mar vai dar mais tranquilidade, segurança e mais eficiência na movimentação de produtos nos Portos de Salvador e Aratu”, declara o ministro.

 

Para o Secretário de Turismo do estado da Bahia, Domingos Leonelli, também presente na cerimônia realizada na Codeba, o novo Terminal Marítimo é um passo fundamental para o crescimento do turismo baiano.

 

“O novo Terminal Marítimo nos dá a possibilidade de sonhar em Salvador se tornar também um ponto de partida de cruzeiros, pois um único navio equivale a 24 aviões, em termos de passageiros. Se conseguirmos isso, vamos aumentar ainda mais o fluxo de turistas em Salvador e a permanência deles na cidade”, afirma Leonelli.

 

O projeto que será executado pela empresa licitada – Chroma Cosntruções Ltda., com recursos da ordem de R$ 30.218.499.70 do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-Copa) tem previsão de conclusão para maio de 2013.

 

CO

Deixe uma resposta