Salvador, Manaus e Macaé se destacam como aeroportos sustentáveis

Os terminais se destacam entre 16 aeroportos avaliados; o ranking visa incentivar boas práticas em ambientes aeroportuários do país

aeroportos

Na última nesta terça-feira (8) a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou os resultados da 2ª edição do projeto Aeroportos Sustentáveis, iniciativa eu visa incentivar boas práticas em ambientes aeroportuários do país. Os dados apontam os terminais de Salvador (BA), Manaus (AM) e Macaé (RJ) em destaque entre os 16 aeroportos participantes.

Os aeroportos inscreveram-se voluntariamente e passaram a competir em grupos conforme o número de passageiros processados anualmente, seguindo o disposto no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) nº 153.  A classificação ocorreu por níveis, sendo: “primeira classe”, para os aeroportos com pontuação maior ou igual à média simples de seu grupo; e “classe executiva”, para os aeroportos com pontuação menor que a média, sendo que são excluídos da classificação participantes com pontuação final inferior a 25%.

A avaliação é realizada a partir de critérios que consideram a gestão dos aeroportos nos seguintes temas ambientais: energia elétrica, recursos hídricos, resíduos, biodiversidade, qualidade do ar local, mudança climática, ruído aeronáutico, saúde e bem-estar, assim como gestão organizacional e educação ambiental. Veja no link o ranking completo das classificações.

Deixe uma resposta