Sambódromo do Anhembi celebra 30 anos nesta segunda-feira (1)

Administrado pela São Paulo Turismo, o Sambódromo do Anhembi é palco para desfiles de Carnaval, shows e disputas de esportes variados

SAMBÓDROMO DO ANHEMBI
Carnaval 2020.Foto: Ana Azevedo

Nesta segunda-feira (1), o Polo Cultural e Esportivo Grande Otelo, conhecido popularmente como Sambódromo do Anhembi, localizado na capital paulista celebra 30 anos de atividade. Administrado pela São Paulo Turismo, o espaço é palco para megaeventos, festivais, shows, desfiles de Carnaval e disputas de esportes variados.

“O Sambódromo, além de casa do Carnaval paulistano, é um marco arquitetônico e turístico, gerador de emprego e renda na cidade de São Paulo”, afirma Luiz Alvaro, presidente da SPTuris. Construído junto ao Complexo Anhembi (Pavilhão de Exposições e Palácio das Convenções), Sambódromo do Anhembi foi inaugurado em 1991, passando a ser o local oficial dos desfiles das escolas de samba do Carnaval de São Paulo, que antes aconteciam na avenida Tiradentes.

 O espaço foi projetado por Oscar Niemeyer e tornou-se um ícone da cidade de São Paulo. Com capacidade inicial para 10 mil pessoas, a conclusão dos dez módulos de arquibancadas aconteceu em 1996, aumentando a capacidade total para 30 mil pessoas.

O Sambódromo do Anhembi possui uma área total de 100 mil m², pista de 530 metros de extensão e 14 metros de largura – em declive para evitar acúmulo de água. Em dias de apresentação das escolas de samba, o público total que passa pelo Sambódromo, incluindo arquibancadas, camarotes e grupos em apresentação, pode superar mais de 50 mil pessoas durante a realização do Carnaval.

Megaeventos

O Sambódromo do Anhembi também é utilizado, desde o fim da década de 1990, para o Desfile Cívico e Militar de Sete de Setembro, organizado pelo Exército Brasileiro. Em 2008, foi palco da primeira edição nacional dos X-Games, versão brasileira do campeonato de esportes com modalidades de moto, bike BMX e skate.

Entre 2010 e 2013, a pista recebeu ainda a etapa brasileira da Fórmula Indy 300, prova de automobilismo na qual os carros percorreram a passarela a quase 300 km/h e percorriam o circuito no entorno do Anhembi.

No local também já foram realizados centenas de shows e festivais musicais como Spirit of London, Summer Soul Festival, Z Festival e Pop Music Festival. A Arena Anhembi (Área da Concentração do Sambódromo) já recebeu grandes e importantes turnês de artistas internacionais como Carlos Santana, Jack Johnson, Black Eyed Peas, Elton John, Kiss, Linkin Park, Ozzy Osbourne, Bruno Mars, Red Hot Chili Peppers, Oasis, Aerosmith, Maroon 5, Green Day, Guns N’Roses e uma das últimas apresentações na carreira da cantora Amy Winehouse.

Deixe uma resposta