Samsung mostra o novo Galaxy Note 10.1

Por: Marcelo Alexandre

A Samsung Electronics revelou no Brasil o seu mais novo tablet que busca ser o mais avançado da categoria. Trata-se do Galaxy Note 10.1. Esse Tablet traz uma série de inovações como ter a mesma precisão e velocidade de um bloco de notas e uma caneta convencional, com diversos recursos multimedia agregados através da nova S Pen e a tela de 10.1 polegadas. O novo Tablet busca ser mais que um aparelho para acessar conteúdo na web. O Galaxy Note 10.1 permite ao usuário interagir muito mais com o conteúdo e com as informações, como se ele estivesse num desktop, porém com a mobilidade e praticidade de um tablet. O Galaxy Note 10.1 tem apenas 8,9 mm de espessura e mede 26,2 cm por 18 cm, pesando 597 gramas.

Um dos destaques é a inovadora S Pen (um tipo de caneta Stylus super funcional) além da capacidade multitarefa. Assim, é possível rodar vários aplicativos ao mesmo tempo, criando interação bastante dinâmica entre eles, e na mesma tela. Para tudo isso ser possível, o novo tablet traz um processador de quatro núcleos de 1.4 GHz com 2GB de memória RAM.

Com a Multitela, o usuário pode abrir e usar dois aplicativos ao mesmo tempo, na mesma tela. Assim, é possível abrir vídeos, páginas da internet ou qualquer aplicativo enquanto escreve com a S Pen, sem a necessidade de alternar aplicativos. Além disso, os usuários podem também capturar e cortar imagens em uma das telas e arrastar para o outro lado. Isso é possível graças ao Adobe Photoshop Touch embarcado (disponível apenas em inglês e que será explicado mais a frente), que possibilita vários tipos de edições de imagens, direto no tablet. Alguns dos aplicativos que suportam a função multitelas são: S Note, Internet Browser, Video Player, E-mail, Galeria de fotos e o Polaris Office.

O aparelho também oferece o PopUp Play, recurso apresentado primeiramente no Samsung Galaxy S III. Com ele, o usuário pode assistir a vídeos numa janela flutuante que pode ser arrastada para qualquer lado da tela, proporcionando uma experiência de picture in picture. E com o Galaxy Note 10.1 é possível ajustar o tamanho da janela. A resolução da tela é de 1280×800 pixels e o equipamento é Full HD, tanto para a reprodução quanto a gravação de vídeos.

Entre as evoluções desse tablet está a S Pen, com 1.024 níveis de sensibilidade. Traduzindo, significa que a canta pode ter diferentes tipos de traços quando utilizada. Dependendo da pressão que o usuário faz nela, o traço será mais fino ou espesso. Além disso, movimentos rápidos e detalhados, conseguem ser capturados com muita precisão pelo equipamento. A S Pen vem embutida num compartimento na parte inferior do tablet e, quando retirada, a barra de tarefas personalizável é ativada, permitindo acesso rápido aos principais aplicativos, como S Note, Adobe Photoshop Touch e Polaris Office. Existe ainda uma outra versão acessório da S Pen com Bluetooth, que será explicado mais a frente.

O aplicativo S Note permite combinar textos e desenhos com outros conteúdos digitais em templates pré-programados. Ou seja, o usuário pode fazer um tipo de recorte e colagem digital de diferentes conteúdos. Outro recurso interessante é Shape Match, que converte desenhos à mão, como quadrados, círculos e linhas, em versões digitais perfeitas. Seria algo como um “corretor ortográfico de imagens”. Ainda no S Note é possível realizar pesquisas na web, e transferi-las diretamente para o aplicativo, sem a necessidade de mudar de tela.

Em uma parceria exclusiva com a Adobe, a Samsung passa a oferecer o Adobe Photoshop Touch gratuitamente embarcado no Samsung Galaxy Note 10.1. Disponível apenas em inglês, o aplicativo foi customizado especialmente para trabalhar com a caneta a S Pen. Entre as possibilidades esta o controle da opacidade e o tamanho de pincel simplesmente ajustando a pressão da caneta na tela. Também é possível utilizar recursos do Photoshop, como camadas, ferramentas de seleção, ajustes e filtros, para criar imagens personalizadas. Os arquivos editados podem ser armazenados no Adobe Creative Cloud. Este PE um tipo de drive virtual com 2 GB de espaço de armazenamento. Tais arquivos podem ser baixados em outros computadores que possuam o software Photoshop para futuros retoques.

Além dos softwares nativos, ao comprar o Galaxy Note 10.1, o usuário receberá um total de R$ 1.400,00 em serviços de acesso a conteúdos diversos. Na parceria feita com a Editora Abril, os 10 mil primeiros tablets vendidos terão acesso gratuito, por seis meses, às revistas digitais Veja, Exame, Super Interessante, Alfa, Casa Claudia e Elle. Os demais usuários terão direito a três meses de conteúdo gratuito. Já na parceria com a Editora Globo, os conteúdos das revistas Época, Época Negócios, Auto Esporte, GQ e Galileu serão oferecidos gratuitamente por três meses. As livrarias Cultura e Saraiva Digital também fazem parte do pacote. A Livraria Cultura oferece de graça nove livros completos e o primeiro capítulo de dois outros livros. Já a Saraiva Digital disponibiliza cinco títulos gratuitos. A NetMovies libera dois meses grátis para novos clientes da empresa. Outro serviço agregado ao comprar o Samsung Galaxy Note 10.1, 50 GB de espaço gratuito, por dois anos, no Dropbox.

O Samsung Galaxy Note 10.1 também pode ser utilizado para conferências pela web. Ele incorpora uma câmera traseira de 5MP e frontal de 1.9MP. O Galaxy Note 10.1 contempla diversas características do Galaxy S III. O ShareShot compartilha a foto automaticamente em tempo real entre o Samsung Galaxy Note 10.1 e outros dispositivos da Samsung como smartphones e TVs. O Smart Stay evita que o aparelho se apague enquanto o usuário estiver na frente do tablet. O AllShare Play permite compartilhar conteúdos com mais pessoas, ao conectar o Galaxy Note 10.1 a TVs, celulares, tablets, notebooks, entre outros aparelhos. Com o Group Cast, também é possível compartilhar e produzir documentos, apresentações ou imagens colaborativas em tempo real, sem necessidade de carregar arquivos separadamente. Outra função do novo tablet é o uso como celular. Para isso, existem três modos de se fazer uma ligação: usando fones de ouvido com fio, os tradicionais fones de ouvido Bluetooth ou ainda com a S Pen Bluetooth (acessório). Essa S Pen funciona como um fone. Basta aproxima-la do ouvido na parte superior e falar próximo a ponta dela.

Em se tratando de conectividade, o Galaxy Note 10.1 traz as tecnologias mais recentes. Ele traz conectividade Bluetooth 4.0, tem conctividade USB 2.0 Host (pode ler pen-drives, desde que tenha um adaptador). Incorpora Wi-Fi nos padrões a/b/g/n e inclui conector para fone de ouvido P2, além de porta micro USB para recarga e transferência de dados por cabo. Também tem uma entrada micro SD Card, para cartões de até 64 GB. Mas os novos recursos vão além com Smart Remote. Com ele é possível usar o equipamento como controle remoto universal para qualquer tipo de TV do mercado.

O Galaxy Note 10.1 já está a venda. O aparelho poderá ser encontrado nas cores branca e cinza, com memória interna de armazenamento de 16 GB, pelo valor sugerido de R$ 1.899,00.

Marcelo Alexandre/Divulgação
Marcelo Alexandre/Divulgação
Marcelo Alexandre/Divulgação
Marcelo Alexandre/Divulgação
Marcelo Alexandre/Divulgação
Marcelo Alexandre/Divulgação

Deixe uma resposta